A10 - Data World

02 jul |

8 dicas para ser um gestor de dados mais eficiente

Profissionais que atuam na área de TI lidam com uma grande quantidade de informações diariamente. Por isso, é essencial que as equipes possam contar com um gestor de dados qualificado, a fim de extrair alta produtividade e desenvolver o melhor trabalho possível. 

Além disso, o uso de ferramentas e soluções são determinantes para a execução de um trabalho de coleta de dados eficiente.

Porém, o cenário da tecnologia está em constante evolução. Acompanhar as mudanças, conhecer as novas tendências e administrar uma equipe de profissionais não é uma tarefa fácil. Assim, é determinante que gestores de dados tenham algumas habilidades específicas.

Para te ajudar com a gestão de sua empresa, separamos 8 importantes atitudes que todo gestor de dados deve ter:

Comunique-se com clareza

Como importante mediador entre a liderança da empresa e os funcionários da linha de frente, o gestor de dados deve ser capaz de comunicar instruções de forma clara e objetiva, de acordo com as estratégias preestabelecidas.

Desta forma, será mais fácil saber se os membros da equipe estão alinhados com o que é essencial. Uma boa alternativa é realizar reuniões com periodicidade, separando-as em três partes: indicadores de desempenho, progresso dos projetos desenvolvidos e pessoas. 

Além disso, é importante contar com feedbacks da sua equipe, a fim de traçar as melhores estratégias para obter resultados mais positivos e solucionar possíveis problemas. 

Atenção às mudanças

A gestão de dados é sempre um desafio muito grande. Por isso, é imprescindível ficar atento às novas possibilidades de gestão e possíveis melhorias proporcionadas por novas tecnologias. 

Entretanto, preste atenção: mudanças podem causar estranhamento e resistência no início e o papel do gestor de dados é essencial nesse processo, uma vez que ele será responsável por mediar a adaptação, evidenciando que essas mudanças são necessárias e, sobretudo, um investimento. 

Muito além de implementar novas tecnologias, é preciso ficar de olho se os profissionais do seu time estão se adaptando a elas e quais dificuldades são as mais comuns para traçar planos estratégicos para solucioná-las

Preste atenção no seu time

A gestão de dados vai muito além de mandar e desmandar, ela está ligada, como o próprio nome supõe, a gerir pessoas. Por isso, é importante sempre motivar seu time, engajar, fornecer o máximo de capacitação possível e proporcionar liberdade para ideias. 

Lembre-se, profissionais de TI, analistas, cientistas, desenvolvedores de software, profissionais de rede, entre diversos outros, visam crescer em sua área de atuação. Dar oportunidade é essencial para que eles ajudem a empresa a crescer e ao mesmo tempo adquiram especialização. 

Utilize as diversas ferramentas de Analytics a seu favor 

O mercado da tecnologia está em constante modernização. Sendo assim, fique atento às novidades que podem ajudar o trabalho de sua equipe de dados.

Essa melhoria pode ser tanto no desenvolvimento de processos, quanto na infraestrutura, deixando-as mais confortáveis e ajudando a fazer uma análise de dados mais precisa. Ferramentas como: Alteryx, DataRobot, Automation Anywhere, podem ser verdadeiras aliadas para profissionais que atuam com dados. 

Portanto, atente-se às novas tendências do mercado e as necessidades de sua equipe. 

Promova integração entre todos

Muito além da equipe de TI estar integrada, a empresa só terá êxito se todos os setores estiverem em conformidade com as métricas estabelecidas. 

O setor de TI deve compartilhar informações com todos os profissionais que ocupam outras equipes. Assim, trabalharão em conjunto para atingir os objetivos da organização. 

Sendo o gestor de dados responsável pela equipe de TI, ele precisa realizar esses alinhamentos com as outras. Vale ressaltar que o departamento de TI é uma parte de um todo, não pode funcionar sozinha ou ser inacessível. 

Reconheça as necessidades e delegue tarefas de maneira eficiente 

Um gestor de dados precisa ser eficiente. Gerir não é uma tarefa fácil, por isso, a organização deve ser uma das prioridades

É necessário delegar atividades de acordo com a eficiência e tempo de cada profissional. Desta forma, escolha bem o profissional e leve em consideração a opinião dele, pois talvez ele não esteja preparado ou não se sinta apto o suficiente para a realização de determinada tarefa. 

Evite decisões intuitivas 

Muitas pessoas têm uma intuição forte e se baseiam nela para guiar suas decisões. Todavia, gestores de TI devem tomar decisões baseadas em visão estratégica. A gestão baseada apenas em intuição envolve riscos desnecessários. 

Gerentes de TI devem avaliar o futuro, medir resultados, comparar os dados e analisar o ciclo de vida de cada informação. Claro, utilizando sempre as novas tecnologias como uma importante aliada. Tomar decisões baseadas em dados é garantir resultados promissores.

Seja um bom exemplo 

Um bom gestor de TI precisa ser um bom líder. O que necessita muito esforço, dedicação e ser firme na tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias. 

Ou seja, além de definir estratégias eficientes, acompanhar as tendências do setor e demonstrar proatividade, é importante que o gestor de dados direcione as melhores ferramentas e novidades tecnologias para sua equipe. 

Produzimos um e-book com conteúdo especial com tudo que você precisa saber para direcionar melhor sua equipe de dados. Destacamos algumas ferramentas e os melhores direcionamentos para quem trabalha com dados. Acesse e saiba mais.

Gestor de dados

 

]