A integração do sucesso

Frente ao forte crescimento dos sistemas inteligentes no ambiente empresarial as ferramentas de analytics ganham espaço traçando planos inteligentes, e assim, identificam alguns cenários e tendências que os gestores devem analisar e decidir para entender qual o melhor caminho a ser seguido.

O sucesso na utilização de modelos de planejamento depende fundamentalmente da interpretação de dados e da capacidade decisória por parte dos gestores. O sonho de todo empreendedor é poder traçar um plano que o conduza ao sucesso. Ter a certeza de qual produto ou serviço trará os melhores resultados, conhecer as necessidades do consumidor que está por vir e saber quando a economia jogará ou não a favor do seu negócio.

Essa talvez seja a justificativa por trás da criação das tecnologias de planejamento fornecidas pela Pyplan. Tal tecnologia é capaz de reunir e organizar um grande e complexo volume de dados e, então, transformá-los em informações inteligíveis e aplicáveis. Com base em informações sobre o passado, a inteligência artificial consegue identificar padrões e simular cenários para o futuro. O recurso é capaz de realizar análises extremamente complexas, que envolvem um grande número de variáveis.

Considerando bases de dados colossais, realiza cálculos que não poderiam ser feitos por humanos. Assim, pesquisadores podem dispor de informações sobre padrões de comportamento para desenvolver novos produtos; empresas podem avaliar suas atividades ou criar estratégias de vendas, entre outros.

Mas como isso pode ajudar?

Por ser uma ferramenta onde planos são traçados, é possível antecipar situações e, com isso, permite que seja adotado um comportamento muito mais proativo.  Para começar a usar uma ferramenta deste tipo com êxito, o que primeiro deve ser definido é qual o problema que queremos resolver.

E são vários os problemas que podem ser trabalhados por soluções preditivas:

Gestão de estoque


Dando um exemplo prático, imagine que uma loja de sapatos queira identificar com mais precisão os períodos em que as pessoas buscam por botas, através de uma simulação de cenários, podemos fazer análises que apontam com gerenciar a quantidade do produto que precisa estar disponível baseado nos diferentes perfis e fornecedores. Para evitar tanto o excesso quanto a escassez de itens, um trabalho analítico envolvendo dados relacionados ao comportamento dos consumidores e o histórico de vendas certamente vai trazer mais exatidão para este processo.

Precificação de produtos


Quem tem um negócio sabe que a precificação adequada dos produtos é um pilar fundamental para o sucesso da empresa. Existe sempre aquela dúvida entre atrair o cliente com preços diferenciados e garantir o faturamento.  A análise desses cenários podem auxiliar nesta decisão, pois já está prevendo o comportamento do consumidor, entende a previsão de vendas, o histórico de preços e apresenta alternativas de como atrair pessoas de acordo com suas preferências.  A automatização de preços torna-se uma boa opção quando pensamos nestas variáveis.

Tomada de decisão facilitada

Se até pouco tempo atrás boa parte das decisões de negócios eram tomadas a partir de
fatores subjetivos ou de experiências não documentadas dos gestores, agora os dados são o ponto de partida. As decisões estratégicas são embasadas com dados, observando o histórico e através de análises podemos antecipar a previsão de eventos.

Eficiência nas estratégias de Marketing


Com conhecimento aprofundado sobre público, fica mais fácil fazer campanhas que alcancem diretamente o consumidor alvo, isso torna muito mais assertiva as ações de Marketing, especialmente no ambiente digital onde a personalização é cada vez mais acurada, isso envolve o relacionamento com o cliente tornando as ações muito mais efetivas. E o melhor: campanhas mais certeiras também costumam representar investimentos menores!

Naturalmente, a experiência e o feeling do empreendedor continuam sendo parte importante do sucesso da estratégia. Mas a com o planejamento integrado da Pyplan é possível criar cenários oferecendo insights que ajudam os varejistas a fazer simulações sofisticadas sobre suas vendas, margens, compras, descontos, custos, estoques, prazos de pagamento e fluxo de caixa. Além disso, com esse tipo de análise, é possível detectar e reduzir fraudes, dando mais segurança às operações bancárias e financeiras.

A A10 amplia a visão e as possibilidades das suas análises, conte conosco para ir mais longe.

COMPARTILHE