A revolução do Data Science

Você já ouviu falar de Data Science?

Saiba, o mundo que vivemos atualmente é complexo, e para compreendê-lo melhor, informar-se sobre esse tema é preciso.

A quantidade de informações a qual tínhamos acesso há décadas atrás nem se compara com o quanto conseguimos acessar em segundos nos dias de hoje, isso se chama Era da Informação, ou seja, estamos falando de tanta informação que ela excede a capacidade de processamento de seres humanos.

A tecnologia executa um papel fundamental atualmente, pois somente com ela, é possível coletar e organizar quantidades exponenciais de dados.

Vemos entretanto, um movimento paralelo a tecnologia, a necessidade da transformação e adaptação a cultura de dados, pois mesmo que a máquina seja necessária, são as pessoas que definem diretrizes, estabelecem critérios e podem manusear as soluções que transformam toda a informação em conteúdo útil, gerando ação e resultado.

Afinal, o que é Data Science

São inúmeras as maneiras que torna possível produzir e recolher informação. Planilhas, relatórios corporativos, redes sociais, blogs, sites e dispositivos wearable são apenas algumas das maneiras pelas quais os dados são coletados e armazenados crescentemente, no entanto, fazer com que esses dados brutos sejam transformados em informações que sejam úteis para as empresas, proporcionando a solução de problemas ou a aquisição de diferenciais competitivos é o grande desafio e o objetivo da Ciência de Dados.

Em suma, ela possibilita a extração de conhecimento a partir de grandes bases de dados, estruturados ou não. Logo, é possível alcançar respostas e insights específicos, que tradicionalmente, não seriam atingidos em tempo hábil.

Quais são as vantagens em utilizar Data Science

– Aumento na retenção de clientes:

entender qual o fluxo de clientes que passam por sua empresa, tanto na entrada como na saída, é essencial para os negócios. Com o Data Science, estudar o comportamento dos clientes tornou-se possível, de modo a determinar tendências e identificar fatores que influenciam nesta ação. Especificamente na identificação de um padrão de saída, o Data Science possibilita a elaboração de uma estratégia de engajamento, aprimorando a retenção na companhia.

 – Clientes fidelizados:

fidelizar os clientes, além de ser um desafio, é algo essencial em uma empresa, pois cliente satisfeito, é cliente que atua com a propaganda “boca a boca”.

Tendo o Big Data como aliado, o Data Science auxilia no estudo aprofundado do comportamento do cliente da base, auxiliando no desenvolvimento de soluções de produto, em melhorias no atendimento, bem como na busca por pontos de insatisfações. A chave é direcionar os esforços para os clientes certos e buscar entender o que eles buscam.

– Personalização de produtos e serviços:

como desvendar as demandas dos atuais e futuros clientes? Como ser certeiro com os Millennials que aguardam seu produto ou serviço? O Data Science tem a resposta de todas as suas perguntas!

Coletar informações para criar ou aprimorar produtos e serviços de acordo com as demandas do seu público real e potencial, gera diferenciais competitivos.

– Aumento na produtividade:

Os dados quando analisados e sistematizados fazem com que as decisões sejam direcionadas por projeções bem fundamentadas. Assim é poupada a perda de tempo com estratégias pouco eficazes tornando todas as suas operações mais produtivas.

– Segurança:

utilizar dados como método preventivo ajuda na segurança da sua organização. O Data Science permite o estudo de padrões de comportamento recorrentes e a identificação de vulnerabilidades no sistema. Fraudes e vazamentos de dados podem ser evitados com as ferramentas certas.

Aplicando o Data Science em sua empresa

O profissional que executa o Data Science no cotidiano é o cientista de dados. Para realizar a aplicação nos negócios é necessário um envolvimento tanto das áreas mais técnicas quanto de áreas de mais negócio.

A distinção dos profissionais técnicos dos analistas de negócio tem se mostrado um fator crítico de sucesso desta natureza de projeto.

Na vertente técnica, os cientistas de dados relacionam-se com Business Intelligence e Machine Learning. Já nas áreas de negócio, os cientistas de dados se relacionam com profissionais que possuem domínio do negócio no que diz respeito de cada problema específico que almeja-se resolver.

Por exemplo: se o cientista de dados irá resolver um problema de gestão de estoque, então profissionais da área de logística e até mesmo da contabilidade poderão ser alocados para fazer parte do projeto.

Data Science, Big Data e Data Analytics: entenda suas diferenças

Mesmo que cada uma dessas frentes tecnológicas atuem de diferentes formas no mercado, é necessário compreendê-las para que cada uma desempenhe seu papel adequadamente em seu negócio.

A A10 é capacitada para explorar e executar cada uma dessas ferramentas em sua empresa trazendo sucesso e vantagem para sua organização! Vamos entender quais são as suas finalidades.

Data Analytics:

O próprio nome já é claro. O Data Analytics analisa os dados de forma inteligente. Combinando o volume com e a construção do Big Data com as ferramentas analíticas, é possível identificar e entender melhor o seu público, enxergar comportamentos, encontrar falhas no processo de produção, etc.

Todavia, para que isso seja possível, antes é preciso escolher quais métricas serão analisadas e determinar objetivos para o processo de coleta e análise de dados.

Partindo desse ponto, seu negócio conseguirá trabalhar a favor da redução de custos, otimização do tempo, identificação de oportunidades e desenvolvimento de novos produtos ou serviços mais eficientes.

Data Science:

Como é possível perceber, as nomenclaturas são semelhantes, porém enquanto o Data Analytics é uma prática de análise de dados, o Data Science funciona de forma técnica.

A ciência dos dados tem como foco combinar estatísticas, matemática, programação e resolução de problemas para extrair insights, informações e encontrar padrões nos dados coletados.

A atuação nesse campo requer conhecimento profundo de programação e análise de dados não estruturados.

Big Data:

Esse incrível conceito é capaz de descrever o grande volume de dados estruturados e não estruturados gerados a cada segundo, e seu diferencial se dá justamente pela possibilidade e oportunidade em cruzar esses dados por meio de diversas fontes para alcançarmos insights rápidos e preciosos.

O aumento da competitividade no mercado é um fato. É preciso inovar e utilizar esse caminho como premissa nos negócios e é por isso que nos dias atuais o Big Data se faz essencial.

As informações de mercado por meio dos consumidores são facilmente obtidas: Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, além da capacidade de captar dados em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis, por exemplo.

Machine Learning junto do Data Science

É preciso realizar uma regressão para entender o Data Science para compreender que durante um longo tempo a Análise de dados foi completamente baseada na visão descritiva das informações.

Com esse conhecimento é possível resolver problemas, melhorar processos e compreender em profundidade o panorama de uma empresa no mercado. Contudo, com a chegada de novas tecnologias foi possível avançar no progresso.

Uma delas é o Machine Learning que utiliza dados para “ensinar” a Inteligência Artificial a identificar padrões e realizar previsões. Tais previsões destacam o que há de mais interessante no uso do Data Science no mercado.

As análises desenvolvidas podem ser:

– Análise Preditiva:

Usa a estatística para mapear cenários futuros. Com esse tipo de análise é que se consegue confirmar hipóteses ou responder a perguntas complexas que dependem de diversas variáveis.

– Análise Prescritiva:

Fornece alternativas e ações a serem tomadas em cenários futuros para que sejam alcançados os resultados desejados.

Como é vasto esse campo de conhecimento e ele só faz aumentar! Tudo o que falamos aqui é essencial para o planejamento estratégico das empresas no cenário moderno e é necessário conhecimento e expertise, venha com a A10, conhecemos o caminho e podemos levá-lo à transformação digital, trazendo mais resultados para sua empresa!

COMPARTILHE