Entenda como a Qlik pode impulsionar o Business Intelligence

Dentre as plataformas mais conhecidas para análise de dados está a Qlik. Sua maior funcionalidade está diretamente relacionada ao Business Intelligence (BI), ou como é conhecido em português, inteligência de negócios.

A sua importância nesse segmento se reflete na interpretação dos dados para gerar estratégias com a maior chance de trazer resultados. Isso acontece porque as ferramentas da Qlik trazem as tecnologias mais modernas para contribuir com insights mais precisos.

Veja nas linhas abaixo como a Qlik funciona.

O que é Qlik?

A Qlik é uma empresa que possui soluções focadas em análise de dados com o objetivo de tornar o processo mais inteligente, dinâmico, facilitado e ativo. Suas plataformas possuem a sofisticação das melhores tecnologias dentro do segmento de dados, e tudo isso de forma bem simplificada e de fácil visualização.

Em outras palavras, a Qlik é a solução certa para realizar o Analytics de maneira mais profunda e assertiva. A ideia é trazer ferramentas para que qualquer profissional da empresa – que atue com dados – consiga tomar decisões estratégicas por meio das inferências que as plataformas apresentam.

Qlik é uma plataforma de BI?

Sim e não. A Qlik é muito mais abrangente que apenas uma plataforma de Business Intelligence, pois fornece diferentes soluções, ainda mais quando se leva em consideração os parceiros tecnológicos que possui.

Entretanto, a Qlik contribui ativamente para o BI porque suas plataformas trazem dados organizados de maneira simplificada e inteligente visando o aprimoramento na exploração de insights, que são utilizados nas tomadas de decisão.

Ou seja, ela possui ferramentas que aprofundam ativamente a interpretação dos dados para gerar estratégias que reagem positivamente com o público.

Principais funções da plataforma

A Qlik Sense, por exemplo, é uma plataforma desenvolvida para capacitar qualquer profissional da empresa a tomar decisões com base nos dados, acelerando o processo estratégico.

Para isso, a ferramenta dispõe:

Analytics → A principal solução que a plataforma traz é a facilidade com a qual o profissional vai analisar os dados. Isso acontece porque o sistema possui códigos predefinidos para os usuários aplicarem de acordo com os interesses da empresa. O aprendizado de máquina ainda aprimora em tempo real essas aplicações para fornecer previsões com base nos dados que opera. A Qlik Sense permite assim que qualquer pessoa consiga exercer análises avançadas, não apenas os cientistas de dados.

Visualização self-service → A ideia deste serviço é deixar a busca por dados mais dinâmica. Dessa forma o profissional consegue visualizar os dados atualizados de acordo com o que lhe for despertando mais interesse. É comum que, no meio da consulta, a pessoa encontre outros pontos que façam mais sentido para o que ela está procurando naqueles dados.

Dashboards interativos → A visualização destas ferramentas foram aprimoradas para ficar mais dinâmica e funcional. Diferente daqueles visualizadores estáticos antigos, que mais pareciam um relatório com gráficos, os dashboards com Qlik Sense são interativos, permitindo que o usuário se aprofunde em um determinado ponto ou alterne as informações de acordo com sua demanda. Isso torna a identificação de insights e o apoiamento de decisões mais fácil.

Pesquisa → O sistema da Qlik conta com tecnologias como IAs e Machine Learning para tornar as pesquisas mais conversacionais, permitindo aprimorar as buscas ao trazer as informações mais relevantes para o usuário. Isso se reflete na agilidade na hora de montar um plano de negócios, por exemplo.

Alertas e automação → Estas ferramentas permitem que o profissional consiga agir de acordo com as mudanças no cenário de dados. É possível, inclusive, já programar estratégias para essas oscilações. O interessante também é que o sistema pode ser configurado para fazer alertas sempre que os dados realizarem algum evento específico que o usuário considere relevante.

Relatórios → Com a Qlik, é possível cadastrar outros usuários para receber os relatórios gerados nas análises de dados. Eles ainda podem ser programados para serem entregues em um período específico.

Mobilidade → A Qlik desenvolveu suas ferramentas pensando na facilidade que o usuário precisa ter para acessar seus dados onde estiver. Portanto as plataformas funcionam tanto em dispositivos web quanto em mobile.

Personalizável → Por possuir APIs abertas, é possível desenvolver as soluções mais adequadas à empresa, criando aplicações e processos mais funcionais de acordo com as demandas.

Vantagens da Qlik para o BI

Você já deve ter identificado como a Qlik contribui para a inteligência de negócios, mas vamos listar aqui as principais vantagens que a plataforma apresenta.

Conheça as vantagens que o Qlik possui para o Business Intelligence

Essas e outras vantagens, quando integradas com uma inteligência de negócios mais trabalhada, ampliam bastante o potencial da análise de dados.

Como ampliar o BI?

É claro que a plataforma Qlik contribui muito para facilitar a gestão de dados e encontrar a estratégia mais precisa. Mas quando você conta com uma equipe de profissionais que respiram dados, tudo isso fica muito mais produtivo.

A Qlik é parceira da A10. Aqui juntamos a expertise dos nossos profissionais com as mais avançadas, mas ao mesmo tempo simplificadas, tecnologias da Qlik para fornecer as soluções que vão fazer a diferença no plano de ação da sua empresa.

Implemente nossos serviços junto da Qlik e veja suas estratégias de negócios atingirem o resultado pretendido.

A Qlik é parceira da A10, então venha falar conosco e entenda mais sobre essa ferramenta e confira as nossas soluções

COMPARTILHE