Como acontece um projeto customizado para análise de dados

Já falamos aqui no blog como deve ser a implementação de uma ferramenta analítica e os passos importantes a serem seguidos para que o projeto seja realizado com sucesso. Aqui na A10 prezamos muito pela etapa de assessment, para primeiro entender que perguntas você precisa que sejam respondidas, para depois determinarmos onde e como buscar essas respostas. Isso porque cada empresa em seu setor tem suas necessidades.

Qual a área de atuação do seu negócio? 

Você já parou para pensar que, para atender as particularidades de cada área de negócio, é necessária uma análise customizada? E isso demanda também um processo de implementação de uma solução analítica customizada?

Se você está se perguntando como acontece a implementação de uma ferramenta analítica customizada ou quais são as fases de um projeto customizado, este post é pra você.

Caso você ainda não tenha refletido sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog para conhecer cases de sucesso. Eles vão ajudar a entender como um projeto customizado poderá auxiliar seu negócio com análise preditiva condizente com a sua realidade!

 

Fases de um projeto customizado

Muito se ouve falar sobre ferramentas analíticas ou big data, não é mesmo?! Mas afinal, como saber qual a ferramenta de analytics é mais aderente ao meu modelo de negócio?

Para você que está procurando um parceiro para implementar uma ferramenta de análise de dados em seu negócio, fique atento às etapas listadas abaixo, pois vão ajudar na a escolha da melhor parceria! 

Conhecer a estratégia da empresa

A consultoria responsável pela implementação de uma ferramenta analítica customizada deve trabalhar com uma metodologia baseada na gestão e governança corporativa da sua empresa. Muito mais que apenas conhecimento técnico das ferramentas de mercado.

Isso é essencial para compreender qual ferramenta melhor atenderá as reais necessidades de seu negócio. Para proporcionar o andamento desta etapa, é essencial que você tenha uma estratégia clara para sua companhia, que tenha suas metas definidas e conheça sua área de negócio. O conhecimento da área de negócio deve estar relacionado aos concorrentes, às nuances do mercado, às possíveis sazonalidades da área e/ou outras possíveis interferências externas e internas.

Como diria o poeta, para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve. Na sua organização não é assim, certo?

Nova call to action para projeto customizado

Preparação dos Dados

Após ter o conhecimento sobre as metas e estratégias do negócio, o projeto customizado segue com uma coleta e preparação de dados, de diversas fontes.

Inicialmente são coletados os dados de fontes internas da empresa, das ferramentas já utilizadas e então esses dados são enriquecidos com informações do mercado. Esta etapa é fundamental para a criação de uma grande massa de dados para a companhia, conhecido também como data lake.

Aqui já dá para entender melhor a questão da customização. Se estamos falando de uma empresa de varejo, dados das redes sociais podem ser essenciais para formar essa massa de dados. Se estamos falando da indústria, pode ser necessário preparar dados coletados pelos robôs nas fábricas, ou enviados pelos computadores dos automóveis, por exemplo.

Repositório de dados

Com os dados internos coletados e enriquecidos pelos dados de mercado, dentro de um projeto customizado deverá será desenvolvido um repositório de dados. Nesse repositório, serão ‘depositados’ todos os dados necessários para alcançar as estratégias da companhia. Toda a empresa poderá ter acesso – de acordo com a governança da companhia – mesmo que suas necessidades ou demandas sejam diferentes. 

Esse recurso também é conhecido como big data discovery, um grande repositório de dados, disponível à todos os envolvidos e pronto para ser acessado.

Analytics avançada

Para finalizar esse processo de implementação de uma ferramenta analítica customizada, acontece o desenvolvimento de algoritmos e funções matemáticas. Com isso, você poderá prever tendências e realizar análises preditivas do seu negócio. Os insights obtidos com a análise de dados, dão mais segurança para propor mudanças e rever estratégias.

Você está se perguntando como fazer esse processo acontecer dentro de sua empresa?

Essa resposta é bastante simples! É ideal que no processo de implementação de um projeto customizado colaboradores da companhia impactada sejam envolvidos. O cenário ideal é trabalhar com colaboradores de diferentes setores, em parceria com a área de TI (Tecnologia da Informação). O objetivo é complementar habilidades, e contar com perfis envolvidos com governança de dados, conhecimento nos requisitos do negócio, além da tecnologia.

Está procurando uma solução em analytics? Conheça as soluções da A10, especializada em projetos totalmente customizados.

CTA banner com projeto customizado

COMPARTILHE