Como é o processo de implementação de uma ferramenta analítica?

Já falamos aqui no blog como o Big Data pode ser importante para o sucesso do seu negócio e como empresas do Brasil e de todo o mundo estão confiando na implementação de uma ferramenta analítica para aumentar seus resultados .

O mercado enxerga analytics em parceria com integração de dados como uma estratégia fundamental para o sucesso do negócio. De acordo com a consultoria Gartner, “analítica aumentada” é uma área de crescimento particularmente estratégica, e está entre as dez tendências tecnológicas para 2018. Uma pesquisa realizada pela Michael Page, líder mundial no recrutamento de executivos, indica ainda que os gestores de negócios em Business Intelligence e Big Data, juntamente com os cientistas de dados, serão os profissionais do futuro.

Esses profissionais são essenciais para o processo de implementação da solução de análise de Dados e Big Data e tendem a ser os mais requisitados no segmento de tecnologia da informação nos próximos anos. Isso justamente devido a atenção cada vez maior que as empresas estão dando a Big Data e Analytics para os negócios.

Mas você sabe como é o processo de implementação da tecnologia que permite às empresas mapearem e compreenderem plenamente seus consumidores, otimizarem seus processos e enxergarem as mudanças antes da concorrência?

Confira agora um passo a passo da implementação de uma ferramenta analítica e prepare-se para usar as informações na tomada de decisões no seu negócio.

Nova call to action com ferramenta analítica no ebook

Passo 1 – Assessment: para identificar o potencial do negócio

Perceba que o primeiro passo não é pensar na ferramenta. O ideal é que você inicie olhando para o seu negócio. É isso que chamamos de assessment, que consiste em analisar sua organização, seus processos e os dados relevantes para ela. Outro ponto crucial é identificar quais perguntas suas empresa precisa que sejam respondidas pela análise de Big Data. Para saber quais dados serão analisados e com quais ferramentas você precisa contar é necessário primeiro conhecer mais sobre a própria empresa, suas dores e seus objetivos.

Por isso, a importância dessa consultoria inicial. Nela, serão definidas as estratégias e objetivos a serem atingidos com a implementação de uma ferramenta analítica.

Passo 2 – Dores: para saber quais perguntas precisam ser respondidas

Esse ponto é tão importante que vale ser destacado. Com base no assessment, defina claramente as necessidades que devem ser atendidas na sua implementação de analytics. Lembre-se: você não está buscando uma ferramenta, mas respostas. E as perguntas sobre negócios você tem mal respondidas atualmente precisam ser resolvidas.

Com isso, será possível validar se os dados e processos disponíveis são capazes de responder essas perguntas.

Passo 3 – Processos: porque gargalos impactam no Analytics

Definidos os objetivos, é preciso verificar os processos internos da empresa e identificar possíveis “furos”que possam comprometer a qualidade dos dados que serão analisados. A implementação de uma ferramenta analítica requer a integração de dados de diferentes fontes, internas e externas. E de diferentes áreas de negócio. A preocupação principal é com a qualidade e integridade destes dados, sejam eles estruturados ou não estruturados.

Por exemplo, você quer descobrir qual marca de achocolatado tem maior engajamento nas redes sociais. Mas não consegue analisar esses dados junto à sua base de produto e ações de marketing. Há um gargalo nesse processo que precisa ser resolvido para que, quando da implementação da ferramenta, as informações se encontrem.

Passo 4 – Ferramentas: para definir a melhor composição para sua empresa

Apenas nesse momento você deve pensar nas ferramentas. Você já conhece o potencial do seu negócio, já sabe o que quer descobrir e melhorou os processos nas áreas de negócio. Então agora já pode olhar para o mercado a fim de encontrar as ferramentas que serão utilizadas para alcançar seus objetivos. Existem várias opções e ferramentas distintas para cada etapa de análise do BIg Data.

As características da sua empresa é que vão determinar a melhor composição e facilitar o processo de implementação. 

Passo 5 – Piloto: para validar o projeto antes de levar para a empresa

Aqui é uma dica importante: não sair implementando analytics na organização toda ao mesmo tempo. A idéia é escolher uma das áreas da empresa para começar os passos de implementação da solução e uso da análise de dados. Feito isso, e validado o modelo, aí sim você pode expandir a aplicação para outros setores.

Essa etapa é uma espécie de projeto-piloto, que servirá tanto de vitrine para as demais áreas, quanto vai ajudar a encontrar eventuais pontos de melhoria no projeto.

Passo 6 – Insights e tomada de decisão

Realizados os passos de implementação da solução, chegou o momento de colher os frutos do projeto. Agora sim a tecnologia e as ferramentas envolvida serão capazes de responder às suas perguntas, de forma amigável e com a robustez necessária para processar o que você precisa, com velocidade e precisão. Agora você poderá contar com uma visão 360 graus de toda sua organização, com análises matemáticas e estatísticas que vão permitir que você faça avaliações preditivas do seu negócio.

Com relatórios e dashboards interativos e personalizados você conseguirá avaliar melhor seu negócio e terá insights e subsídios valiosos promovidos por análises preditivas.

Dica importante: escolher uma consultoria experiente e que conheça as melhores práticas do mercado mercado com certeza, esse é um diferencial para implementação de ferramentas analíticas.

CTA banner de análise preditiva com ferramenta anlítica

COMPARTILHE