A10 - Data World

31 out |

Como implementar uma ferramenta de Big Data para alcançar os resultados esperados em seu negócio

Os CEOs (Chief Executive Officer) que buscam conhecer novas tendências e inovações do mercado encontram muitas informações sobre Big Data. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as vantagens da implementação do Big data e já pensou em como alinhar um projeto assim com o business plan de sua empresa.

Mas você já entendeu como implementar o Big Data no seu negócio?

Big Data e plano de negócios: alinhando as ações

Big data é a análise e interpretação de diversos dados, estruturados ou não, obtidos por meio de diferentes fontes, e utilizadas para tomada de decisões no negócio. Por meio de informações diversas, o Big Data poderá auxiliar você a executar seu plano de negócio com base em dados, o que vai direcionar melhor as ações a serem tomadas.

Para que cada área de negócio da sua organização obtenha os melhores resultados do Big Data, é necessário alinhamento com o plano de negócios da companhia. 

O plano de negócios funciona como um mapa, que mostra todo o cenário onde sua empresa está inserida e quais caminhos pode seguir para chegar nas “terras” a serem conquistadas. Todas os seus gestores utilizam esse plano para derivar as ações nas áreas, em prol dessas conquistas.

Logo, o plano de negócios também precisa ser o direcionador do seu projeto de Big Data, para dar a direção quanto às respostas que sua organização precisa para ser mais eficiente.

Nova call to action

Revisitando seu business plan

Antes de iniciar qualquer movimento para um projeto de Big Data, revisite seu business plan. Se sua empresa não tem um, é hora de definir seu plano de negócio para indicar os rumos da empresa pelos próximos anos e nortear as ações necessárias para a implementação de uma ferramenta de análise de dados.

Lembre-se que ele precisa responder questões como:

  • Diferenciais da concorrência;
  • Demanda do mercado por produto ou serviço;
  • Preços praticados;
  • Tendências do segmento;
  • Metas da companhia;
  • Previsão de crescimento para os próximos anos;
  • Possíveis obstáculos a serem encontrados;
  • Stakeholders e quais as expectativas;
  • Previsão de crescimento de mercado em sua área de negócio.

A partir das respostas para os questionamentos acima, as próximas etapas do processo de implementação de Big Data seguirão com mais assertividade!

Conformidade entre Big Data e plano de negócios

Com seu business plan é o momento de analisar e definir quais serão as informações avaliadas e quais serão as fontes utilizadas para acessar esses dados. Alguns questionamentos são importantes:

  • Que dados você - e cada área de negócio - precisa para entender seu negócio?
  • Quais as fontes destes dados?
  • Serão utilizados apenas dados internos?
  • Quais as bases de dados internas tenho acesso?
  • Dados de mercado podem auxiliar?
  • Qual a melhor fonte de dados externa para meu propósito?

Por exemplo, em seu plano de negócio existe a criação de um novo produto para aumentar a receita em 20%. Nesse caso, é crucial entender a demanda do mercado para tal oferta, produtos concorrentes, se houver, e o que o consumidor espera dele. Aqui diversas fontes de dados serão utilizadas para proporcionar uma análise completa da realidade do mercado e das chances de seu novo produto.

Com uma análise mais completa e aprofundada, você poderá traçar os melhores caminhos para alcançar as metas estabelecidas em seu plano de negócio!

Planejamento do projeto de implementação de Big Data

Agora que sua empresa já está com o dever de casa em dia, é preciso procurar no mercado um parceiro de negócio que possa desenhar seu projeto com expertise e as melhores ferramentas para seu negócio. Procure um parceiro de negócios que atue de forma consultiva, que com foco maior em gestão e governança do que com uma abordagem puramente técnica.

O enfoque deve ser no seu negócio para que aconteça maior aproveitamento da ferramenta: quanto maior conhecimento de seu negócio, mais assertivo será o conjunto de ferramentas selecionado por seu parceiro.

A A10, por exemplo, trabalha em parceria com diferentes ferramentas de analytics, visando atender seus clientes com a maior conformidade entre o negócio e a ferramenta de Big Data. Uma das ferramentas utilizadas é a Qlik, que permite a criação de relatórios e painéis com gráficos e tabelas. Apresenta visualização simplificada e proporciona ao usuário visualizar suas informações de maneira dinâmica e intuitiva. 

Importante: assim como a consultoria especializada para o andamento do projeto, você vai precisar contar com profissionais de TI e de negócio nesta implementação. É preciso um time de profissionais diversificado, que vai atuar nas questões técnicas, que envolvem as ferramentas, quanto nas questões de negócio. Assim será possível determinar quais dados serão necessários para encontrar as respostas que sua empresa procura.

Conte sempre com o apoio de um parceiro de negócio nesse processo de implementação! Ele será essencial para garantir o bom andamento de todo o processo, pois possui entendimento de seu negócio e know how nas melhores ferramentas de analytics e Big Data. Para saber mais, conheça alguns cases apresentados aqui no blog!

Nova call to action

]