A10 - Data World

20 jan | Como o Data Mining beneficia sua empresa

O Data Mining é um processo que consiste explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes obtendo informações valiosas e relevantes dentro de uma grande quantidade de dados – Ele costuma ser usado em projetos específicos e que necessitam de comprovações.

O trabalho do Data Mining é baseado em algoritmos matemáticos, que encontram os resultados desejados em meio a um conjunto de dados amplo e complexo.

Também conhecido como mineração de dados, ele é considerado essencial no cenário atual. Visto que, cada vez mais, as empresas estão investindo em banco de informações e entendendo a importância de tomar decisões baseando-se em fatos reais.

Conheça mais sobre o Data Mining e os benefícios que ele oferece para as empresas.

O que é Data Mining?

Trata-se do processo que visa encontrar anomalias, padrões e correlações em grandes conjuntos de dados para prever resultados. Usando-se de diversas técnicas, permite encontrar informações específicas e fazer previsões de comportamentos futuros, incluindo:

  • Demandas;
  • Novos mercados;
  • Riscos;
  • Fraudes.

Com o resultado obtido através do Data Mining, as empresas podem aumentar sua renda, reduzir custos e melhorar o relacionamento com os clientes. Assim como evitar cenários em que determinado produto e/ou serviço não terá grande aceitação.

Tudo isso, porém, somente é possível devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos. Nesse caso, foi deixado para trás as práticas manuais e lentas de coleta de dados. Dando espaço para os processos automatizados e inteligentes, que garantem poder e velocidade.

Nova call to action

Devido à capacidade analítica do Data Mining, quanto mais complexos forem os conjuntos de dados coletados, maiores são as chances de serem extraídos insights relevantes. Isso amplia as possibilidades de descobrir qualquer tipo de relação entre eles.

Logo, a mineração de dados permite:

  • Aproveitar ao máximo os dados que a empresa possui;
  • Entender o que é relevante e avaliar resultados possíveis;
  • Fazer previsões de mercado;
  • Encontrar novas oportunidades de negócio;
  • Prever tendências antes da concorrência;
  • Analisar o mercado-alvo de forma profunda;
  • Acelerar o ritmo das tomadas de decisão.

Ele ajuda, ainda, a entender de que forma a economia, o mercado e até as mídias sociais estão afetando o modelo de negócio, as receitas e as operações junto aos clientes.

Para entender o potencial do Data Mining nas empresas, abordaremos mais à fundo seus principais benefícios.

Principais benefícios do Data Mining para as empresas

1 – Coleta de informações

Com o Data Mining, as empresas têm acesso a qualquer tipo de informação – seja sobre o negócio ou o mercado. Ele tem a capacidade de captar os dados de diversas fontes, desde banco internos a site e mídias sociais.

Desta forma, permite conhecer o cenário de uma forma integral, possibilitando tomadas de decisão ágeis e mais assertivas.

2 – Avaliação de dados eficaz

Como o Data Mining coleta e disponibiliza as informações relevantes e, ainda, classifica os dados de acordo com prioridades, as análises passam a ser mais precisas.

Além disso, os dados coletados são direcionados para locais já pré-definidos, eliminando o trabalho de organização.

3 – Processamento de dados relevante

No final do processo de mineração de dados, você tem informações, gráficos, estatísticas e descrições muito mais relevantes. Isso porque ele seleciona aquilo que tem a ver com o objetivo da análise, eliminando duplicidades e disponibilizando as respostas almejadas.

4 – Identificação de tendências de mercado

Outro benefício do Data Mining é o fato de permitir a identificação de tendências de mercado. Isso pode ser feito de diversas formas, como recolhendo dados do período em que mais clientes adquiriram os produtos. Entendendo comportamentos e preferências, é possível antecipar ações futuras e adaptar-se a elas.

5 – Diferencial competitivo

Uma estratégia que pode ser realizada através do Data Mining é comparar informações da empresa com as dos principais concorrentes. Desta forma, você pode pensar em diferenciais competitivos para se destacar no mercado. Assim como aprimorar campanhas de marketing, lançar novos produtos e fortalecer a marca.

6 – Auxílio na gestão de crises

Os dados extraídos no Data Mining ajudam a contornar e, principalmente, evitar crises na empresa – sejam elas financeiras ou de imagem.

Ele permite monitorar em tempo real o comportamento dos consumidores, principalmente no ambiente virtual.  Para, assim, ter uma postura proativa em caso de problemas, críticas ou outros pontos negativos que possam surgir.

7 – Antecipação de demandas

Um dos diferenciais do Data Mining é que ele permite antecipar demandas. Isso porque analisa informações antigas, como o aumento no volume de compras em determinada época do ano, e estabelece padrões.

Com o cruzamento dos dados, as empresas podem partir na frente e se preparar para o crescimento da demanda, a fim de que tenham produtos o suficiente em estoque.

8 – Crescimento da empresa

No momento em que as empresas conhecem o comportamento dos clientes e da concorrência e têm a capacidade de prever tendências e demandas, as chances de obter crescimento são maiores.

Isso porque a organização se torna capaz de aproveitar as oportunidades, antecipar-se ao mercado e suprir as necessidades dos consumidores.

A importância da mineração de dados personalizada

A mineração de dados personalizada segue o mesmo processo do Data Mining tradicional. A única diferença é a projeção do processo sobre um sistema que atende às demandas específicas do negócio.

Isso cria um modo mais flexível e econômico de extrair dados. Visto que elimina informações desnecessárias, obtendo somente o que é importante para a organização. É como se o processo fosse delimitado, permitindo análises ainda mais específicas.

Logo, a mineração de dados personalizada fornece ao negócio uma oportunidade única de crescimento e evolução. Afinal, disponibiliza as informações exatas que a empresa precisa, tornando a tomada de decisão muito mais ágil e eficiente.

Este conteúdo foi útil para você? Continue no nosso blog e aprofunde-se sobre o assunto.