Como o Marketing pode se beneficiar da utilização do Big Data?

Saber o que os consumidores querem nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Ainda assim, descobrir suas preferências e como cada pessoa se comporta no mercado, por meio da utilização do Big Data no marketing, continua sendo a forma mais segura de direcionar estratégias e impulsionar vendas.

Porém, para que essa análise de dados consiga influenciar os negócios, é preciso que as equipes entendam e consigam captar as informações certas. Por isso, se você não sabe como o marketing pode se beneficiar do Big Data e nem como ele tem ajudado no trabalho dos profissionais, continue lendo esse post e descubra por que fazer uso dele é importante.

Vantagens de utilizar o Big Data no marketing

Veja a seguir 5 facilidades que o Big Data oferece para que seu negócio possa criar estratégias certeiras:

1. Interpretação dos dados

A formulação de estratégias por meio da análise de dados é um desafio para os profissionais de marketing. Isso porque as decisões são fundamentais para determinar se uma empresa conseguirá ou não alcançar seus objetivos. Possíveis falhas ou medidas equivocadas nessa hora podem acarretar prejuízos enormes se os gestores não souberem o local ou o momento certo para investir.

Uma pesquisa feita pela prestadora de serviços de Audit, Tax e Advisory, KPMG Capital, mostrou que 99% dos profissionais acreditam que utilizar o Big Data no marketing é essencial para tomada de decisões assertivas.

Embora esse seja um número bastante expressivo, apenas 25% dos responsáveis aplicam os insights gerados pelo Big data no marketing revelados, enquanto 85% dos profissionais ainda sentem dificuldades para analisar e interpretar dados.

Por isso que, na hora de utilizar Big Data, é importante que as organizações contem com ferramentas tecnológicas e sistemas de coleta e análise de dados inovadores para proporcionar esse suporte. Não só isso, é necessário que os encarregados tenham também habilidades estatísticas para examinar as informações.

2.Maior volume de informações

Antigamente, os dados demográficos já bastavam para identificar os perfis dos consumidores. Fossem pelas análises de curtidas no Linkedin, seguidores no Instagram, ou mesmo pelos check-ins em estabelecimentos, os gestores conseguiam descobrir as preferências e os objetivos dos clientes. Hoje, estas informações precisam ser cruzadas com outros tipos de dados para se tornarem relevantes.

Conforme o tempo foi passando, e sem que sequer percebêssemos, todas as informações foram se agrupando e ajudando os gestores a personalizar ofertas, escolher produtos com potencial de lucratividade, impulsionar vendas, realizar ações estratégicas, melhorar a relação entre marca X consumidor, e muitos outros.

3.Análises exclusivas

Por conta do volume grande de dados coletadas e por sua diversidade, o Big Data no marketing tem atuado para revelar padrões mais específicos sobre o público-alvo e o mercado — uma vantagem competitiva para se destacar entre concorrentes, caso os profissionais saibam utilizar as informações.

Os novos software, capazes de facilitar esses processos, vêm superando formatos antigos de análise utilizando métodos para extrair dados por:

  • análises descritivas: verificando quais as variáveis disponíveis no mercado;
  • análises preditivas: usando dados para prever cenários oportunos e identificando tendências;
  • análises prescritivas: buscando um panorama sobre os produtos e serviços que serão mais desejados pelos consumidores.

Por meio dessas informações, os gestores descobrem as principais preferências e necessidades dos clientes.

4. Automatização e marketing

As redes sociais são as maiores responsáveis pelo volume significativo do armazenamento de dados. Páginas do Facebook, por exemplo, conseguem rastrear o endereço dos computadores de cada usuário conectado. Outras redes coletam coordenadas de localização que sinalizam páginas visitadas ou até mesmo que permitem a integração com outros app.

Ao implementar sistemas que realizam a coleta e análise das informações, as empresas conseguem automatizar suas pesquisas de marketing por meio de análises preditivas, rastreamento por palavras-chaves e mais. Com isso, os profissionais conseguem estudar o comportamento exato dos internautas, da concorrência e até mesmo as oscilações do mercado.

5. Experiências mais significativas

Aplicar Big Data no marketing é essencial para as organizações. Isso porque, por meio da análise sobre as preferências do consumidor, a equipe consegue direcionar melhor as estratégias com o objetivo de impactar (de forma positiva e significativa) os clientes.

A análise de dados serve como fonte de informação para ajudá-los a identificar o comportamento do consumidor, qual o tipo de experiências que ele procura e quais são as necessidades que precisam ser atendidas. Após a captação dos dados, os profissionais conseguem não só avaliar os cenários, como saber exatamente o caminho certo que a empresa deve seguir.

As análises do Big Data permitem que decisões sejam tomadas de forma mais assertiva, eficiente e rápida. Isso significa que, além de ter consumidores mais satisfeitos, a empresa terá uma redução de custo operacional e um aumento significativo do lucro.

Como se pode ver, a maior mudança de Big Data no marketing talvez esteja na possibilidade de prever comportamentos do consumidor com maior precisão. Por meio da coleta de dados, os profissionais têm chances de reconhecer o perfil de cada comprador, e assim direcionar, sem riscos de erro, investimentos para o seu público específico.

E aí, gostou do tema? Quer saber mais sobre o valor dos seus dados e como realizar análises com ainda mais precisão? Continue então lendo o nosso blog ou entre em contato com um de nossos especialistas. A A10 está a disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

Baixar eBook sobre Big Data

COMPARTILHE