A10 - Data World

16 nov |

Como RPA otimiza tempo e reduz erros

Se você pensa que RPA (Robotic Process Automation) é assunto apenas para empresas de tecnologia, precisa entender melhor esse conceito. A automação robótica de processos veio para ficar e está ganhando espaço em diversos setores.

Para se ter uma ideia, em 2020, a Gartner projetou que neste ano a receita global de RPA chegaria a quase US$ 2 bilhões e, além disso, deve seguir em crescimento até pelo menos 2024

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre essa solução, suas diferentes aplicações e benefícios.

O que é RPA?

RPA é, em resumo, aplicar tecnologia em determinados processos empresariais, fazendo com que aquelas atividades operacionais bem repetitivas e “mecânicas” passem a ser automatizadas. 

RPA e Inteligência Artificial não são a mesma coisa

Ao entender o que é RPA você pode ter pensado “então é Inteligência Artificial”. Não exatamente! E é importante entender a diferença. 

As soluções de Inteligência Artificial geralmente envolvem diversas tecnologias em conjunto, que, por meio de algoritmos e outras técnicas avançadas, conseguem ter uma “lógica” similar à inteligência humana.

Já a RPA pode usar de único software e colabora em atividades mais simples e práticas, que geralmente não se alteram. 

Assim, ocorre uma programação mais simples dos robôs ou bots, sem uma lógica robusta por trás. Caso algo se altere no processo, é provável que seja preciso alterar algo na programação. 

RPA é para todos os segmentos 

Estar ligada a atividades mais simples não quer dizer que a RPA tem poucas possibilidades de aplicações. Na verdade, diversas alternativas fazem parte dessa ferramenta. 

RPA

Pensando nessas alternativas é possível entender por que RPA vem sendo usada cada vez mais em setores de atendimento ao cliente, logística, transporte, gestão de pessoas, recrutamento, contabilidade, administração, entre outros.

E não importa qual é o segmento da sua empresa, é possível encontrar maneiras de implementar essa solução e aproveitar seus benefícios. 

Benefícios de contar com Robotic Process Automation

Os benefícios da RPA são constatados há alguns anos. Em 2019,  a Deloitte realizou a pesquisa Automation with Intelligence. Nela, 73% das empresas apontaram o aumento de produtividade como um dos três principais benefícios esperados de um projeto de RPA. 

Além disso, as organizações com iniciativas consolidadas para automação tiveram aumento de receita de 8% e uma redução de custos de 24%

Podemos listar outros benefícios: 

  • Otimização de tempo: os robôs podem realizar tarefas com mais rapidez e assertividade. 
  • Realocação de recurso humano: equipes ficam livres para focar em atividades mais estratégicas. 
  • Redução de backlog: é possível usar a solução para executar tarefas que estavam sendo deixadas para depois.
  • Redução de erros: tarefas executadas por robôs são muito mais precisas. 

A razão desses benefícios é lógica: os robôs não precisam parar. Além de trabalharem de forma ininterrupta, vão fazer, repetidamente, o que forem programados para fazer — isso distancia o processo dos erros humanos, que são comuns.

Vale lembrar que a RPA também permite a integração de diferentes sistemas e dá segurança para o alinhamento completo do que é feito. 

Como utilizar RPA na sua empresa 

Para que os benefícios da Robotic Process Automation se tornem realidade, ela precisa estar ligada às verdadeiras necessidades da sua empresa e ser aplicada da forma correta. 

No início da operação, é recomendado que ocorra um acompanhamento para entender se essa tecnologia foi programada de maneira adequada. 

Além disso, antes de dar qualquer passo, é preciso avaliar se o que sua empresa precisa é realmente RPA. Pode ser algo mais voltado para Inteligência Artificial, ou, quem sabe, uma solução que integra essas duas coisas. 

Outro ponto é que antes de automatizar processos pode ser necessário realizar alguns movimentos anteriormente, como a centralização ou catalogação de informações. E para encontrar esse caminho ideal é preciso contar com especialistas

A A10 te indica a solução adequada 

Sua equipe de TI ou de áreas similares pode não estar tendo o tempo necessário para olhar com cuidado para as necessidades atuais da empresa. 

Hoje, são poucos os setores que não têm ligação com dados, e a A10 tem Robotic Process Automation entre os principais serviços oferecidos, com foco nas áreas que envolvem dados dentro das empresas. 

Temos como parceiros tecnológicos para essa solução instituições bastante conhecidas: Automation Anywhere e IBM.

Outras soluções como arquitetura e governança de dados, data cloud, análise estatística e treinamentos também fazem parte do nosso escopo. Com qualidade e eficiência, já oferecemos mais de 450 mil horas de consultoria e desenvolvimento.

Estamos prontos para auxiliar você  a encontrar a solução que vai colaborar para otimização de tempo e redução de custos do seu negócio. Fique à vontade para entrar em contato, sem compromisso. Dê o primeiro passo para vivenciar todos os benefícios da RPA!

RPA

 

]