Consultoria ou equipe interna para Analytics? Conheça as vantagens e desvantagens

Investir em Analytics e Big Data está deixando de ser uma opção e se tornando uma necessidade para as organizações. Sua empresa pode ser da área da saúde, serviços ou indústria, não importa, a tecnologia de Analytics e Big Data veio para otimizar os processos, aumentar a produtividade e potencializar os resultados.

Você, CEO (Chief Executive Officer), já deve saber disso. Se não sabe, já passou da hora de entender como sua área de TI pode utilizar os dados da sua empresa para gerar informações para tomada de decisão.

Para o executivo que já entendeu a importância dessa tecnologia, e sabe que precisa contar com um parceiro especializado, pode surgir a dúvida em relação ao custo x expertise do fornecedor. Por isso, muitas vezes até a criação de um time interno para a implementação do projeto é cogitada.

Confira então as vantagens e desvantagens da consultoria e de formar uma equipe interna, para fazer a melhor opção para sua empresa.

Vantagens e desvantagens de consultoria

1 Experiência

A primeira vantagem de contratar uma consultoria é, sem dúvida, a qualidade da equipe técnica e a experiência de mercado. A consultoria já tem a expertise necessária para trazer as soluções certas para a sua empresa. Investir numa equipe interna pode exigir começar o trabalho do zero, com contratação e capacitação.

2 Ferramentas

Outra vantagem da consultoria diz respeito às ferramentas usadas na análise de dados como a Qlik e a Cloudera. A consultoria já tem acesso às melhores plataformas do mercado, assim como knowhow para identificar o conjunto de ferramentas que melhor se aplica a cada cenário. 

3 Serviço customizado

Uma consultoria especializada pode utilizar qualquer uma das plataformas existentes no mercado, e por meio de um assessment, ela vai ajudar a determinar quais respostas o Analytics vai conseguir trazer para sua empresa. Além de formatar projetos customizados de acordo com as necessidades das suas áreas de negócio. 

4 Sigilo e confidencialidade

Alguns CEOs podem pensar que investir em uma equipe interna de análise de dados pode representar um risco menor com relação a dados sigilosos da organização. Mas, uma consultoria externa de confiança, com credibilidade no mercado, por contrato, tem obrigação de manter a confidencialidade dos dados. Então, sigilo não é um problema!

Nova call to action para consulta em analytics

5 Integração de dados

Um diferencial da consultoria é que ela já tem muito mais experiência na hora de integrar os dados de diferentes origens, e garantir assim, a qualidade destes dados, sejam eles estruturados ou não estruturados. No caso de uma equipe interna, possivelmente serão necessários treinamentos e suporte de outros técnicos para a realização dos trabalhos.

6 Visão de fora e benchmarking

Essa vantagem é muito importante em projetos conduzidos por uma consultoria de Analytics. Seus profissionais “respiram” Big Data e podem trazer novas perspectivas sobre seu negócio, impulsionados pelo benchmarking com o mercado. A experiência e contato constante com essa tecnologia permitem avaliações mais aprofundadas e propiciam soluções mais apropriadas para cada organização.

Vantagens e desvantagens de equipe interna

1 Custos com equipe

O custo envolvido em recrutar e treinar a própria equipe é muito elevado e a preparação e a qualificação da equipe leva tempo. O que se torna uma desvantagem. Considerando todos os gastos envolvidos na contratação de cada funcionário – recrutamento, contratação, gestão, capacitação, salário, encargos – a consultoria tende a ser mais vantajosa. E quando o projeto for finalizado, você não terá o custo fixo para administrar. 

2 Visão do negócio

Se você contar com pessoas internas para compor a equipe de implementação do Analytics, você já poderá ter como vantagem o conhecimento sobre o próprio negócio. Por outro lado, uma consultoria externa pode trazer uma visão de fora que pode ser interessante e levar a soluções que a equipe interna talvez não tenha enxergado. 

3 Priorização de projetos

Nem sempre equipes internas conseguem priorizar determinados projetos em meio a outras demandas da empresa. Essa falta de foco e prioridade pode deixar seu projeto de Analytics em segundo plano, o que seria uma grande desvantagem. 

Na sua empresa, é melhor contratar ou montar uma equipe para projetos de Analytics?

Faça uma avaliação criteriosa do perfil da sua organização, suas áreas de negócio e seus profissionais de TI para identificar o melhor cenário. O importante é que você conte com profissionais qualificados e tenha objetivos claros, para implementar o processo e as ferramentas mais adequadas.

De qualquer forma, a realização de um projeto piloto em um dos setores da empresa para analisar os resultados e só depois expandir o serviço para os demais segmentos é uma estratégia muito interessante. Assim, você pode validar o que dá e o que não dá certo. E isso pode ser feito com time interno ou com uma consultoria especializada.

Agora que você já conhece algumas das vantagens e desvantagens de consultoria e equipe interna para implementar Analytics, acesse nosso blog e saiba mais sobre o assunto.

Lá você vai encontrar mais diferenciais da consultoria e como ela pode trazer soluções para o seu negócio.

CTA banner análise preditiva com consultoria em analytics

COMPARTILHE