Cultura analítica: o papel do gestor de dados no reforço da necessidade de entender dados

cultura analítica é uma tendência que se popularizou nos últimos anos e incentiva a análise dos dados de forma que eles se tornem informações de fácil leitura e compreensão.

Quem trabalha diretamente com dados, como gestores e analistas de algumas áreas, entende como é fundamental dispor de informações  precisas. Desta forma, é possível a estruturação de estratégias eficientes e a resolução de problemas.

Falar de termos como data-driven e big data é fácil e se tornou bastante popular, entretanto, aplicar esses conceitos no dia a dia das empresas exige novos comportamentos por parte da equipe de funcionários.

Atualmente é possível contar com o apoio de diversos tipos de tecnologias e soluções. Com a coleta dos dados, por exemplo, surgem planos de ação para atingir as metas estabelecidas.

A seguir, vamos falar mais sobre esses benefícios, além do papel do gestor e da equipe para a inserção dessa cultura.

Como a cultura analítica pode ajudar a sua empresa  

cultura analítica pode trazer diversos benefícios para sua empresa, tanto que ela se tornou um fator crucial para a sobrevivência de qualquer negócio.

Ricardo Cappra – fundador do Cappra Institute, instituto de pesquisa internacional que investiga o impacto de dados no mundo – define a cultura analítica da seguinte forma. “Cultura analítica não é sobre tecnologia. A tecnologia ajuda, acelera e dá ferramentas para a análise. Mas o pensamento analítico tem a ver com as pessoas tomando decisões olhando para dados, não para tecnologia”.

Ainda, de acordo com Cappra, existem 4 pilares fundamentais, são eles:

  • Pessoas
  • Processos
  • Regras
  • E, por último, tecnologia

Ou seja, mais do que uma mudança estrutural, a cultura analítica se qualifica como uma verdadeira mudança de padrão de pensamento dos funcionários de uma empresa.

Um exemplo disso é o aumento da produtividade e proatividade dos colaboradores. De forma resumida, quando os funcionários de determinada empresa têm acesso aos dados coletados, eles podem verificar o que está dando certo e o que está dando errado no desenvolvimento das atividades diárias.

Assim, é possível traçar quais as melhores formas de produzir e quais estratégias precisam de aperfeiçoamento. Além disso, os próprios colaboradores podem dar sugestões para alcançar melhores resultados.

Outro fator determinante da cultura analítica dentro da sua empresa é a tomada de decisões mais assertivas. Após a coleta dos dados é possível identificar padrões de comportamento dos clientes, logo, é mais fácil realizar estratégias de vendas. 

Também é possível identificar se é um bom momento para investir em novos negócios ou colocar um produto/ serviço à venda no mercado.

Vale lembrar que o cenário comercial é pouco estável e muda constantemente, por isso, é importante tomar decisões baseadas em fatos.

O papel fundamental do gestor de dados na cultura  analítica 

gestor de dados é uma figura essencial para que essa cultura passe a fazer parte da empresa. É de extrema importância que quem desempenha essa função tenha em mente que as informações coletadas serão utilizadas na forma como a empresa se posiciona no mercado, o que se torna uma vantagem competitiva.

Além disso, o gestor de dados precisa saber lidar com novos métodos e tecnologias que surjam no mercado, como Scrum, MVP e DevOps. Também é essencial que ele saiba escolher as ferramentas corretas, que agreguem valor à rotina das equipes e facilitem a resolução de possíveis problemas. E, para isso, é preciso ficar de olho nas  tendências como Big Data, Inteligência Artificial, etc.

Pensando em tudo isso, o profissional responsável pela equipe de dados é fundamental para a implementação e desenvolvimento da cultura analítica dentro de uma empresa. Por meio da gestão dele será possível integrar todos os colaboradores com o objetivo em conjunto de dispor de informações claras e objetivas.

A tecnologia ainda é importante 

Como já citamos, a tecnologia não é o fator primordial quando se trata de cultura analítica, mudar o pensamento dos colaboradores em favor dos dados é, sim, o objetivo principal.

Entretanto, a tecnologia é uma verdadeira aliada e por meio dela será possível coletar e analisar os dados, a fim de traçar as melhores estratégias e identificar possíveis problemas.

Afinal, é necessário a utilização de ferramentas e soluções eficientes, já que programas de dados mais genéricos não são eficientes, estão sujeitos a erros e distanciam profissionais da verdadeira cultura analítica que está sendo implementada.

Então, para tomar decisões mais rápidas e assertivas, além de identificar oportunidades de negócio com mais facilidade, é preciso saber como escolher essas soluções. Para te auxiliar, desenvolvemos um e-book gratuito com as melhores ferramentas e quais os direcionamentos que sua equipe de dados necessita.

Como a cultura analítica como auxiliar na gestão de dados da sua empresa

COMPARTILHE