Dashboard se alia à inteligência artificial para otimizar a análise de dados

  1. Organização é uma necessidade na hora da análise de dados. Não é à toa que essa palavra também significa “empresa”, pois tem impacto direto na estruturação de suas estratégias. O dashboard é a ferramenta que atende este cenário, criando uma solução visual centralizada nas informações que a empresa necessita.

Com a profusão de dados, ficou mais fácil acessar os indicadores de desempenho de uma organização, os KPIs. A partir de então, a maioria das empresas começaram a analisar seus dados sozinhas, colocando o dashboard em desuso. E assim foi previsto seu fim.

Mas o dashboard não se limita a uma mera ferramenta de exibição de informações. Ele vem sendo aperfeiçoado para realizar análises de dados profundas, já apontando tendências e direcionamentos precisos. Saiba mais sobre essas mudanças nas linhas abaixo.

Pessoas avaliando uma análise de dados no computador

Dashboard e análise de dados 

Só reunir e organizar as informações relevantes para uma organização não é mais suficiente. Porém as inovações tecnológicas vêm aprimorando o dashboard para que ele continue facilitando a análise de dados.

Duas novidades que ele apresenta atualmente são a interpretação de KPIs contextualizadas e a integração dessas análises com outras funcionalidades que resultem em uma inteligência colaborativa. O intuito é que o dashboard consiga identificar a flutuação dos dados e apresentar soluções com base nestas análises.

IAs passam a analisar dados 

A inserção das inteligências artificiais no cruzamento das informações está permitindo resultados muito mais personalizados e precisos. Isso ocorre porque elas monitoram o comportamento dos dados de acordo com o contexto e assim conseguem antever padrões.

O resultado disso é a emissão de alertas inteligentes com análise de dados instantânea, gerando insights automáticos. Dessa forma, o dashboard consegue apontar para você no que a empresa precisa concentrar sua estratégia.

E mesmo a oscilação no cenário informacional não derruba um dashboard integrado com IA, pois  ele consegue analisar esses eventos e reorganizar os dados, apontando um novo resultado.

Análise de dados integrada

Além de inteligência robótica, o dashboard vem sendo aperfeiçoado para integrar outros setores analíticos. É uma forma de centralizar ferramentas e combiná-las para conectar os interessados nestas informações. Funciona como um local informatizado totalmente dedicado à análise de dados.

A consequência dessa integração é a facilidade de enxergar as estratégias, mas também a ligação entre setores pertinentes ao gerenciamento de dados, inclusive externos. 

A ideia é concentrar as informações e a inteligência dos interessados em prol de uma análise que construa posições estratégicas mais consolidadas e focadas nos resultados pretendidos. 

Dashboard e BI

A facilidade na exibição de dados que o dashboard proporciona funciona perfeitamente com o Business Intelligence. As evidências permitem inferências muito mais precisas sobre em que concentrar atenção durante a análise de dados.

E as tecnologias inovadoras ainda aprimoram essa visualização, antecipando e sugerindo insights valiosos para que sua empresa saia na frente. Torna-se uma fonte rica de matéria bruta para fomentar estratégias com eficácia.

Continuo a usar dashboard?

A resposta é sim. A evolução no cenário de análise de dados só aconteceu porque o dashboard foi funcional. E continua sendo. Como apresentado nos tópicos acima, esta ferramenta vem sendo aprimorada de acordo com os avanços tecnológicos. Isso enfatiza que ele ainda é um diferencial no gerenciamento dos dados.

Até porque é necessário manter os dados organizados por relevância em um sistema de fácil visualização. As melhorias e as integrações aumentam ainda mais sua importância nesse processo de desenho de uma tática ou planejamento organizacional.

A análise de dados é essencial para uma tomada de decisão assertiva e mitigar despesas. Para ajudar você a entender mais sobre o tema, desenvolvemos um e-book no qual explicamos mais sobre a importância de utilizar essas informações na empresa.

COMPARTILHE