Como o Data Analytics pode ajudar a fidelizar seu público

Toda empresa busca vender mais e, consequentemente, conquistar mais clientes, mas é importante também se preocupar em fidelizar os atuais. Por meio do e-commerce, com o Big Data e o Data Analytics, essa já é uma realidade possível de se alcançar de uma maneira muito mais fácil do que você imagina.

Empresas bem estruturadas atuam tanto de maneira física quanto virtual. Por isso, elas utilizam diversos tipos de sistemas e ferramentas que visam dar conta da quantidade de informações que são relevantes para a jornada de venda.

Compreender e organizar as informações coletadas é essencial para contar com feedbacks precisos, além de identificar clientes com chance de ir embora, ampliar laços de relacionamento com eles — o que ajuda a fidelizá-los — e aumentar a receita. 

Qual o papel do Data Analytics na fidelização do público?

Antes de buscar fidelizar seu público é importante compreender quem são seus clientes, identificando suas dores e necessidades. O Big Data e a análise de dados podem ajudar nessa função.

Basicamente, quando olhamos um determinado produto ou cadastramos nossos dados em algum site, todas as informações são coletadas em tempo real. E eventualmente são utilizadas para a criação de perfis de clientes.

E por que essas informações são importantes?

Bom, quando você visualiza determinado produto em um site específico, ele colhe essa informação para te avisar caso o produto em questão entre em promoção. Além disso, diversas empresas e marcas utilizam essas informações para criar promoções específicas para cada cliente.

A partir disso é possível compreender com mais precisão as necessidades e desejos dos consumidores.

Ainda por meio do Big Data e do Data Analytics, realiza-se a famosa análise preditiva que tem como objetivo identificar se o cliente pretende cancelar o produto comprado.

Uma das maiores vantagens da análise de dados é contar com informações em tempo real que possuem relação entre elas e proporcionam feedbacks importantes sobre os colaboradores e consumidores.

Em contrapartida, empresas que não utilizam o Big Data tendem a centralizar todos os dados da organização no setor de TI, o que dificulta o acesso, já que muitas vezes as informações demoram a chegar, e quando chegam contêm erros ou defasagens.

Com um Data Lake eficiente é possível centralizar todas as informações importantes em um único servidor, permitindo o fácil acesso de todos os colaboradores, além da alimentação desse banco de dados com informações úteis. Isso porque essa solução possui  alta capacidade de armazenamento dos dados em formato nativo, seja ele um um arquivo em PDF, Excel, CSV, entre outros.

Como a análise de dados influencia na economia das organizações

A partir da análise de dados é possível identificar quais estratégias e investimentos não estão trazendo o retorno financeiro esperado. O que possibilita que você retire ou interrompa investimentos em determinados produtos ou serviços, seja definitivamente ou por um período pré-determinado.

Essas ações resultam diretamente na diminuição dos custos operacionais e maior otimização dos recursos financeiros das organizações. Possibilitando novos investimentos, tanto interno quanto externo.

Fique atento 

Construir um estudo do seu negócio, desde seu público-alvo até traçar metas, é essencial para desenvolver uma análise de dados que esteja de acordo com suas necessidades e objetivos. 

Conquistar novos clientes e fidelizar os atuais consumidores não é algo que acontece do dia para noite. É necessário planejamento, desde a escolha das melhores ferramentas e soluções, até desenvolver os principais planos de ação para cada cliente. 

Portanto, fidelizar nada mais é do que acompanhar a jornada de compra de cada consumidor. Coletando todas as informações relevantes e traçando o perfil dele. 

Vale lembrar que a partir da análise de dados determina-se a relevância de desenvolver uma campanha para um perfil específico de clientes. Por exemplo, se um perfil está propenso a cancelar um serviço ou produto, você pode criar uma campanha e definir os indicadores para remediar o cancelamento.

Em resumo, o Big Data, assim como o Data Analyticssão cruciais para garantir mais clientes e fidelizar os consumidores atuais e, em consequência, aumentar o faturamento da organização.

No entanto, atente-se a utilizar tecnologias que estejam alinhadas com suas necessidades, assim como contar com um time integrado. Para te ajudar nessa etapa confira o e-book “Tecnologia na gestão de dados: tudo o que você precisa saber desde a escolha das ferramentas até os direcionamentos para a equipe”, que produzimos.

Nele, você encontrará os principais desafios do mercado, sugestões das melhores ferramentas e como escolhê-las, além dos melhores direcionamentos para sua equipe. Baixe o material gratuitamente.

Como o Data Analytics pode ser a tecnologia certa para aumentar a cartela de clientes

COMPARTILHE