Data Mining: conceito e os benefícios da mineração de dados

Apesar de parecer complexo e distante, extrair conhecimento a partir de uma grande quantidade de dados é possível. Com Data Mining, ou Mineração de Dados, conseguimos encontrar informações valiosas, montando padrões estatísticos capazes de apoiar a tomada de decisão de uma empresa.

Atualmente, organizações de diversos segmentos usam técnicas de mineração para aumentar suas vendas e oferecer produtos personalizados ao público alvo. No entanto, essa tendência pode ser um grande desafio para gestores e analistas que buscam por inovação.

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre essa análise, para que serve e como contribui para o trabalho com grande quantidade de dados.

O que é Data Mining?

Se você conhece a técnica de mineração de ouro, que envolve a extração de rochas brutas e atividades para encontrar o metal precioso e torná-lo cada vez mais puro, entender o conceito de Data Mining não será um grande problema.

Formado por um conjunto de ferramentas e com uma atuação pautada por algoritmos de aprendizagem, Data Mining é o processo de busca por padrões ocultos, válidos e úteis em meio a grandes volumes de dados.

Sabe quando você está selecionando produtos para compras em um site e, ao rolar a página, se depara com “itens sugeridos”? Pois bem, essa sugestão é realizada por meio de um sistema de mineração de dados.

Por fazer uma análise completa e sistemática de dados, ele aponta o que é mais relevante para as decisões de uma determinada empresa, traçando relações entre os resultados coletados sobre o público e indicando possíveis oportunidades. Veja como funciona:

Análise completa de dados

Para melhores resultados, o Data Mining não se limita a um único setor ou segmento. A análise pode e deve ser aplicada em diferentes ações, como nas atividades de marketing, no aumento de receita e redução de custo, bem como nas estratégias de melhoria do relacionamento com consumidores.

E para um processo de mineração eficiente, deve ser levado em consideração alguns pontos básicos:

  • Estabelecer o nível de significância da mineração
  • Reconhecer que as características da base de dados influenciam todos os dados
  • Identificar a necessidade de conhecer os dados
  • Entender que, em alguns caso, menos é melhor
  • Verificar possíveis erros da empresa

Para que serve a mineração de dados?

Antes de mais nada, precisamos lembrar que vivemos na era da informação plural, conseguindo levantar dados, armazená-los e organizá-los em um grande armazém digital a todo momento.

Neste contexto, empresas recolhem uma grande quantidade de informações relevantes e que se perdem em meio a tantas outras. É exatamente por isso que elas devem ser mineradas, para garantir uma vantagem competitiva em todos os setores de uma companhia.

Ao adotar uma estratégia de Data Mining, conseguimos conhecer as motivações que levam um cliente a procurar determinado produto e seus padrões de consumo, além de suas objeções para não finalizar uma compra.

Dessa mesma forma, possibilita a antecipação de demandas para otimizar os resultados e  facilita a análise da concorrência, apontando ajustes estratégicos à corporação e permitindo o planejamento guiado por dados.

Isso porque, ao analisar dados consistentes e relevantes, conseguimos agregar valor às decisões da empresa, sugerir tendências e desenhar ações com base em informações sólidas para uma atuação ainda mais assertiva.

Benefícios de contar com Data Mining

As oportunidades que podem ser identificadas por meio de dados são incontáveis. Com isso, Data Mining oferece insights cada vez mais interdisciplinares e necessários para que as companhias alcancem a diferenciação em um mercado competitivo.

Para entender como isso é possível, veja os principais benefícios para empresas que praticam a mineração de dados:

  • Em paralelo à diminuição de custos, é possível aumentar as taxas de conversão devido a personalização das ofertas, oferecendo maior retorno de investimento;
  • Com a mineração de dados, podemos focar esforços para atingir o público que realmente está mais propenso a converter, diminuindo investimentos e custos;
  • Ao identificar padrões, empresas podem criar soluções atrativas para o mercado, seja ofertando novos produtos ou melhorando antigos.
  • As correlações reveladas pelo Data Mining fornecem a base para a elaboração de modelos estatísticos para a realização de ações assertivas e eficientes.

No mundo corporativo, as oportunidades oferecidas pela mineração de dados são diversas e possibilitam a criação e o sucesso de soluções inovadoras. E para aproveitar as vantagens que os dados da sua organização carregam, você pode contar com o apoio de especialistas.

A A10 tem a solução para uma análise de dados assertiva

Encontrar a melhor forma para analisar grandes bases de dados e levantar insights sobre comportamentos que se repetem de maneira consistente não precisa ser mais um desafio na sua empresa e rotina de trabalho.

Por ter um papel consultivo de ver a necessidade de cada cliente, a A10 conta com soluções completas para apoiar empresas na jornada de transformação digital, tendo como foco as áreas que envolvem dados.

Neste processo, contamos com a parceria de tecnologias bastante conhecidas como a  Automation Anywhere e a IBM, além de trabalhar com soluções como arquitetura e governança de dados, data cloud, análise estatística e mais.

Com qualidade e eficiência, já oferecemos mais de 450 mil horas de consultoria e desenvolvimento. Por isso, estamos prontos para auxiliar você  na  transformação de dados brutos em insights preciosos e que poderão ser utilizados para diferentes objetivos organizacionais.

Esse é o caminho para vivenciar todos os benefícios do Data Mining! Fique à vontade para entrar em contato, sem compromisso.

Fale com a A10

COMPARTILHE