Descubra como usar uma ferramenta analítica para alavancar seu negócio

Não importa o porte da sua organização, o fato é que ela sempre precisa de informação para crescer. Podem ser dados sobre o seu cliente, sobre o negócio, o mercado ou a concorrência, por exemplo. É nesta hora que uma ferramenta analítica pode fazer a diferença e ajudar você a tomar decisões mais assertivas, que podem trazer mais produtividade e lucro. Mas, como saber se você precisa investir nisso e qual é a melhor solução de analytics para a sua empresa?

Para saber quais ferramentas utilizar, é preciso primeiro conhecer mais sobre a sua própria empresa e suas dores. Por isso, a importância de buscar um assessment, uma consultoria inicial.

Antes de buscar parceiros no mercado que ofereçam as ferramentas necessárias, é essencial realizar um estudo para conhecer mais sobre o seu negócio, para entender quais perguntas você pretende responder com a análise de dados, como é possível chegar a essas respostas e como você poderá, inclusive, fazer análises preditivas para basear suas decisões e melhorar suas estratégias. Só então, depois desta avaliação, buscar as soluções que serão utilizadas para garantir um melhor resultado.

Nova call to action para ferramenta analítica

Confira alguns exemplos práticos

Mas, na prática, como funciona esta análise de dados e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa? Vamos a alguns exemplos.

Sua marca pode monitorar posts em redes sociais para avaliar, em tempo real, a reputação da marca, a aceitação de seus produtos e até mesmo ter insights de novos produtos ou serviços com base em opiniões de consumidores. E existem muitas ferramentas capazes de realizar esta análise, inclusive de dados não estruturados, como os vídeos. São dados externos, que já existem, apenas precisam ser coletados e analisados corretamente.

Vamos a outro exemplo: uma empresa de seguros. Todos os dias esta empresa recebe e armazena centenas de informações sobre sinistros e atendimentos. Os cadastros possuem dados sobre o cliente e sobre o serviço prestado por oficinas parceiras, certo? O uso de ferramentas de Big Data e Analytics permite transformar informação não estruturada, que é um texto corrido, em algo estruturado e em indicadores de gestão de processo. A análise desses dados permitirá avaliar o serviço prestado e também gerar uma série de insights para o negócio.

Já num hospital, imagine utilizar todas as informações do prontuário de um paciente que está na UTI para tentar prever, estatisticamente, as chances de recuperação e determinar os futuros passos do tratamento, aumentando assim a sobrevida deste paciente. Isso já é possível por meio de investimento em ferramentas capazes de analisar todo este grande volume de dados.

Como conseguir bons serviços de um fornecedor de Analytics

Como é possível perceber, as aplicações das ferramentas analíticas são muitas e independem do tipo de negócio e do tipo de dado a ser analisado. As fontes podem ser tanto de sistemas que a empresa utiliza, como o CRM e sistemas de automação de marketing; até redes externas, como as redes sociais (FacebookTwitter). E a análise desses dados pode ser integrada. Então, quando falamos de analisar o Big Data – essa grande massa de dados – não estamos falando só de dados que estão dentro da organização, mas também de dados que estão lá fora.

Nesta hora, é essencial buscar uma consultoria especializada para garantir a qualidade dos dados com parceiros e ferramentas certas para cada caso. Quando se trata de um grande volume de dados, uma das empresas que vende suporte para gerir e garantir segurança dos sistemas é a Cloudera, por exemplo.

Então, quais as necessidades da sua empresa e como estas tecnologias podem ajudar seu negócio? Para saber mais sobre o assunto, sobre os serviços e parceiros clique aqui.

CTA banner com uma ferramenta analítica

COMPARTILHE