Encontre insights mais precisos na análise de dados

Insight é uma palavrinha de ouro na análise de dados. Nela se concentra toda a expectativa de encontrar soluções essenciais para elaborar estratégias e emancipar as tomadas de decisão. Afinal, os insights estão diretamente ligados aos investimentos da organização.

Mesmo que surjam inicialmente como ideias, eles acabam determinando o rumo da interpretação dos dados. Porém a forma como se analisa essas informações pode interferir na qualidade dessas inferências e apresentar soluções mais efetivas e inovadoras.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para identificar insights mais assertivos por meio de dados.

Identifique insights com dashboards

A primeira ideia que se tem na análise de dados é a visualização dessas informações. Portanto as plataformas de dashboards se tornam uma ferramenta indispensável no processo de apontamento de inferências.

Apesar dessas ferramentas trazerem ao olho humano os dados de forma mais organizada e seletiva, existem maneiras de tornar essa tarefa mais incisiva. E isso acontece desde a escolha das plataformas. Apostar em tecnologias mais recentes pode influenciar positivamente no levantamento de insights.

As plataformas de visualização de dados agora fazem um trabalho mais intuitivo e generativo, em vez de apenas segmentá-los. Com essas inovações, as informações pesquisadas já se apresentam com sinalizações da máquina para pontos específicos que merecem a atenção do gestor.

Essa concentração da máquina é uma tarefa que já traz ao analista de dados informações prévias para que ele desenvolva os próprios insights. Além de agilizar a análise, ainda aprimora o processo porque pode mostrar situações que o olho humano, sem querer, pode deixar passar.

Então a escolha de ferramentas inteligentes que integram tecnologias de ponta é um fator que precisa ser pensado quando a ideia é produzir mais insights. 

Escolha o tipo de análise de dados

A análise de dados pode ser entendida de quatro formas: descritiva, preditiva, diagnóstica e prescritiva. Compreender qual delas é necessária para o serviço pretendido é fundamental para descobrir inferências na análise de dados.

Façamos um breve resumo sobre cada uma delas:

  • Análise descritiva: aproxima-se bastante do conceito de mineração de dados e permite a identificação dos insights em tempo real, afinal já analisa as informações no momento em que elas são coletadas.
  • Análise preditiva: a ideia deste processo é explorar possíveis cenários de acordo com as tendências apontadas pelo comportamento dos dados analisados.
  • Análise diagnóstica: seu objetivo é avaliar o sucesso ou insucesso das estratégias, pois observa com um olhar exato os resultados das ações tomadas.
  • Análise prescritiva: como seu objetivo é escolher a solução ideal para uma estratégia, esta análise tende a ser mais completa, reunindo as informações dentro de possíveis variáveis que se modificam o tempo todo. Seu espectro de atuação é maior e está em constante evolução, por isso acaba sendo mais utilizada.

A distinção das análises pode influenciar na hora de identificar inferências. Afinal, os dados vão se comportar de acordo com a solicitação. Por isso é preciso saber quando um tipo de análise pode ser mais funcional para o objetivo pretendido. Ela pode ser a diferença na produção de insights inovadores.

Data cloud facilita insights na análise de dados

Considerando que as tecnologias atuais no armazenamento e organização dos dados estão sempre conectadas à internet e se interligam com diferentes sistemas analíticos, a adoção de um data cloud acaba sendo indispensável para uma análise de dados efetiva.

Além de cruzar os dados que trafegam pelas distintas plataformas da organização, o data cloud ainda os atualiza em tempo real, permitindo que uma informação seja alimentada e fique disponível para todos os canais na mesma hora. 

A agilidade que o data cloud oferece para manter os dados atualizados contribui bastante para o encontro de insights mais poderosos, pois o gestor vai analisar as informações mais recentes do cenário ao qual sua empresa está inserida. É uma análise de dados bem mais precisa.

Prefira tecnologias com IAs

As inteligências artificiais são o advento que permite toda a mágica por trás das sugestões intuitivas. São elas que processam os dados no encontro de tendências e comportamentos específicos para elaborar apontamentos, otimizando a análise.

As IAs estão inseridas nas mais diversas plataformas tecnológicas que processam dados, justamente porque elas conseguem combiná-los de forma inteligente, realizando “uma análise antes da análise”. Funcionam como assistentes capazes de sintetizar o grande volume de informações para apresentar ao gestor os pontos que merecem a atenção dele.

Dessa forma, não só se ganha mais tempo, como também se consegue uma observação mais ampla sobre todo o cenário, ao mesmo tempo que se identifica os pontos-chave para a produção de insights.

Contrate mão de obra especializada

Contar com uma equipe de profissionais para analisar os dados da sua empresa vai trazer muito mais insights para montar suas estratégias. Isso acontece porque cada um deles é especializado no segmento que atua e sabe utilizar as ferramentas mais recentes do mercado na interpretação dos dados.

Aqui na A10 possuímos um time de especialistas dedicados a trabalhar com as diferentes abordagens de dados. Contamos com os parceiros tecnológicos mais renomados que estão em constante aperfeiçoamento para tornar a comunicação com os dados cada vez mais íntima.

Veja de que forma a A10 pode te ajudar e encontrar insights mais precisos.

Entenda como a A10 é uma empresa especialista em análise de dados

COMPARTILHE