Escolha uma solução inovadora para o gerenciamento de dados

As empresas que vêem os dados como ativos fundamentais possuem mais chances de obter vantagens competitivas e melhorar a experiência do seu cliente. Mas, em meio ao vasto conteúdo existente, como realizar o gerenciamento democrático e garantido a segurança dos mesmos? Através da tecnologia!

A melhor solução de gerenciamento de dados é aquela que consegue capturar, analisar, armazenar e distribuir dados estruturados e não-estruturados. Incluindo documentos em Word, PowerPoint, PDF e diversos outros formatos como áudio e vídeo por exemplo.

Antigamente, esse processo era realizado pelos próprios usuários. O que demandava tempo e mão-de-obra especializada e, ainda, era cabível de erros.

Com a solução de gerenciamento de dados, é possível contar com informações atualizadas, em maior grau de efetividade. Proporcionando, assim, que as empresas contem com dados qualificados para analisar cenários, gerar insights e tomar boas decisões melhores.

Conheça, abaixo, os principais benefícios de uma solução de gerenciamento de dados e quais critérios indicam que essa se trata da melhor opção para a sua empresa.

Os benefícios de uma solução de gerenciamento de dados

Um software de gerenciamento de dados ajuda a armazenar informações, reduzir erros e tornar mais acessível o conhecimento gerencial. Além de captar o conteúdo, ele valida e protege esses dados.

Com os dados corretos em mãos, é possível rever ações e promover melhorias, como:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Forma de atuação no mercado;
  • Eficácia operacional;
  • Previsões e tendências de mercado;
  • Melhora na experiência do cliente;
  • Redução de custos internos.

A solução de gerenciamento de dados modifica a forma com que as empresas atuam. Isso porque oferece os seguintes benefícios:

Gestão de dados

Os sistemas conseguem informar quando e como os dados foram alterados. Garantindo, assim, a sua veracidade e o maior controle sobre as informações.

Qualidade dos dados

As soluções de gerenciamento de dados podem preencher lacunas com as informações ausentes e diminuir a redundância – fatores estes que impactam a precisão das análises.

Segurança

Os sistemas oferecem criptografia e outras formas de proteção para evitar que os dados sejam violados ou furtados, além de logs de utilização.

Análise avançada

A maioria dos softwares tem a capacidade de coletar dados de diversas fontes e integrá-los. Com isso, fornece informações úteis e permite a realização de análises mais aprofundadas.

Otimização do fluxo de trabalho

A partir de informações precisas, é possível melhorar os processos do seu negócio e o desempenho das equipes.

Escolha precisamente uma solução inovadora para o gerenciamento e análise de dados

Logo, a solução de gerenciamento de dados é capaz de otimizar a atuação da empresa como um todo, principalmente no que tange a tomada de decisão.

Como escolher uma solução inovadora para otimizar o gerenciamento de dados?

Para garantir que a solução escolhida irá promover o pleno gerenciamento de dados, é preciso ficar atento a algumas características essenciais. Veja quais são elas:

1 – Opções de modelagem

O software de gerenciamento de dados deve fornecer capaz de tratar e armazenar os dados em qualquer formato e disposição para atender as demandas de negócios.

2 – Resolução de identidade

Para que seja eficiente, a solução deve limpar, criar máscaras de validação dos dados e retificar dados redundantes de uma forma automática. Logo, deve disponibilizar às empresas somente informações consideradas de alta relevância, permitindo a tomada de decisão certeira.

3 – Governança de dados

A solução de gerenciamento de dados deve permitir que sejam introduzidas regras, condições ou ações para que os dados sejam modificados. Isso garante a integridade das informações, minimizando os riscos de serem alteradas ou excluídas indevidamente.

4 – Sincronização de dados

Deve garantir a sincronização de todos os dados armazenados nos diversos sistemas da empresa. E, após isso, que estes sejam uniformizados e dispostos na forma de painéis e relatórios – de acordo com a preferência da gestão.

5 – Enriquecimento de dados

Juntamente com a sincronização, a solução de gerenciamento de dados deve permitir que as informações internas sejam combinadas com aquelas advindas de fontes externas, a fim de ampliar a percepção do negócio.

Desta forma, é possível obter registros mais ricos sobre produtos, serviços e cliente para que sejam tomadas decisões comerciais proativas e com grau elevado de sucesso. Junto a isso, a empresa passa a ter mais confiança sobre seus dados, colaborando para um melhor gerenciamento de risco.

É importante ficar atento a esses quesitos. Caso contrário, a solução escolhida para realizar o gerenciamento de dados pode não ser eficiente – o que irá prejudicar a empresa de diversas formas.

De que forma a A10 pode auxiliar na implementação de soluções eficazes de gerenciamento de dados?

Diferentemente de muitas empresas, a A10 não realiza a venda de ferramentas, mas sim a consultoria de soluções e estratégias. Ou seja, busca nas diversas opções de mercado aquela que se adequa melhor às necessidades do seu negócio.

Através do assessment, a A10 identifica as fontes das informações, que podem ser:

  1. Internas, como CRM, ERP, Sistemas legados e/ou planilhas;
  2. Externas, como site institucional, redes sociais, dólar, clima/tempo, índices financeiros, etc.

Mediante essa análise prévia, ela indica a melhor solução de gerenciamento de dados.

Após a implementação da ferramenta, realiza customizações para atender às expectativas da organização. Para isso, oferece uma diversidade de serviços em Data Analytics, a fim de que haja uma análise completa dos dados obtidos. Os principais são:

  • Análise estatística: proporciona a análise de grandes volumes de dados (Big Data), visando identificar comportamentos e padrões;
  • Desenho de arquitetura: realiza a análise e o projeto de arquitetura de dados para a implementação de analytics;
  • Inteligência Artificial: criação de aplicações que aprendem com as bases de dados e se desenvolvem para tratar da melhor forma as situações do negócio;
  • Desenho de governança: desenvolve ferramentas, processos e técnicas para gerenciar dados com foco na segurança e implementação da LGPD;
  • Big Data: cria aplicações que lidam com grande volume de dados, advindo de fontes e tipos variados;
  • Treinamentos: oferece treinamentos específicos para que as equipes tirem o melhor do uso dessas ferramentas.

Ao optar pela consultoria da A10, além de garantir que a solução de gerenciamento de dados será a mais adequada, a sua empresa elimina a necessidade de montar uma equipe interna especializada. Logo, outro benefício é que você não terá de lidar com os custos envolvidos com Recrutamento & Seleção e folha de pagamento, por exemplo.

Para conhecer mais sobre as soluções analytics oferecidas pela A10, acesse o nosso site.

COMPARTILHE