A10 - Data World

18 ago |

É hora de convencer seu gestor a implementar ferramentas de análise de dados

As ferramentas de análise de dados são importantes aliadas de empresas que têm integrado a Cultura Data Driven em seu cotidiano. Elas são responsáveis por otimizar o tempo dos colaboradores, incentivando-os a desenvolverem atividades que de fato trarão resultados positivos para as organizações. 

Em contrapartida, negócios que não implementaram o Big Data em seu dia a dia têm tido cada vez mais dificuldade para lidar com os processos organizacionais. Por exemplo, como saber se a equipe de colaboradores está atendendo aos resultados esperados ou se os clientes estão satisfeitos? 

Sem uma análise de dados eficiente é impossível traçar estratégias de crescimento promissoras. Não apenas a organização é afetada como também os profissionais que atuam diretamente com os dados. 

Portanto, quando se trata de buscar ferramentas de análise de dados eficientes, profissionais de dados são peça-chave. Afinal, são eles que lidam diariamente com as informações coletadas e, assim, compreendem quais as principais dificuldades apresentadas pelas empresas. 

Nesse caso, é importante que os colaboradores levem a seu gestor, ferramentas que são essenciais para impulsionar a Cultura Data Driven dentro da organização. 

A seguir, citaremos ferramentas de análise de dados que vão ajudar na transformação digital de sua organização e cases que tiveram sucesso após a utilização do Data Analytics. 

Ferramentas de análise de dados cruciais

Empresas que buscam tornar-se Data Driven precisam, sobretudo, utilizar ferramentas que estejam alinhadas com suas necessidades. Por isso, destacamos a seguir importantes soluções que auxiliarão o trabalho dos analistas de dados:

Microsoft Power BI

O Power Bi é uma das ferramentas de Business Intelligence mais conhecidas. Uma de suas principais funções é integrar diferentes fontes de dados, como planilhas do Excel, aplicativos e redes sociais na nuvem. 

Porém, suas funcionalidades não se limitam apenas a essa. A solução também possibilita a criação de painéis e relatórios em tempo real, que podem ser acessados por desktops, tablets e smartphones.

Tableau 

A ferramenta permite a integração dela com informações já existentes. Com isso, a visualização das informações se torna muito mais dinâmica e ágil, gerando insights de maneira simples e direta. 

Qlik 

O Qlik é uma poderosa solução para quem busca converter dados de diferentes fontes em conhecimento de negócios. Qual a vantagem disso? Simples, ela proporciona mais assertividade nas tomadas de decisão, já que os analistas de dados terão uma visão mais ampla do mercado, tanto de maneira interna quanto externa. 

Ferramentas de análise de dados, como as citadas anteriormente e tantas outras, não ajudam apenas as organizações a se posicionarem diante de um mercado cada vez mais concorrido, como também impulsionam o dinamismo dos profissionais que atuam com dados. 

Afinal, muitas dessas soluções realizam a análise das informações em tempo real e os colaboradores conseguem focar em atividades que precisam necessariamente da mão de obra humana. 

Cases que tiveram sucesso após a implementação do BI 

Não é segredo para ninguém que quem não se atualiza fica para trás. Um estudo realizado pela Neoway — empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial —, revelou que mais de 1.500.000 negócios brasileiros foram fechados por causa da pandemia, sendo muitos deles ligados ao setor de varejo que não conseguiram se adaptar ao comércio online.

Por outro lado, organizações que implementaram o BI tiveram bastante sucesso. Um exemplo disso ocorreu na Copa do Mundo de 2014. Caso você não saiba, o BI foi um importante impulsionador para a vitória da seleção alemã sobre o Brasil. 

Por meio do Business Intelligence, foi possível traçar o desempenho dos jogadores brasileiros e assim gerar relatórios. Com base nas informações obtidas, identificou-se quais atletas tinham melhor rendimento e assim, foi escalado o melhor time titular para disputar. 

Mas não se engane, organizações menores também podem ter sucesso com a implementação do Big Data, caso utilize as ferramentas de análise de dados corretas. 

Afinal, entender as tendências do mercado e a produtividade dos colaboradores é crucial para o sucesso de qualquer negócio. 

Então, profissionais de dados que buscam destaque precisam levar suas dores e necessidades aos seus gestores, com o objetivo de auxiliar a empresa a implementar ferramentas de análise de dados em cotidiano. 

Saiba como a A10 pode ajudar a implementar ferramentas de análise de dados 

A10 é uma organização que trabalha com Data Analytics, Machine Learning e Big Data. Acreditamos que empresas conseguem crescer de forma estruturada e tomar decisões inteligentes quando são orientadas por dados. 

Por isso, dispomos em nosso escopo uma longa lista de soluções que são importantes parceiras para a realização do processo de análise de dados. 

Para profissionais que buscam se destacar e atualmente identificam falhas nos dados de suas organizações, não hesitem em conhecer as soluções da A10. 

Aproveite para acessar o conteúdo que produzimos com habilidades que fazem a diferença no trabalho de avaliação de dados e fique por dentro das tendências do mercado de TI.

Ferrametas de análise de dados

 

]