A10 - Data World

04 mai |

Ferramentas que podem facilitar o dia a dia do analista de dados

Analisar informações importantes sobre a própria empresa para mantê-la rentável e relevante no mercado não é uma novidade. Porém, o cenário digital escancarou a importância do papel do analista de dados

Se você trabalha nessa área ou semelhante, já deve ter notado que qualquer pessoa que esteja minimamente ligada a tudo que vem sendo gerado com a transformação digital sabe que os dados se tornaram essenciais

Porém, isso ainda não quer dizer que esse trabalho está sendo facilitado. O número de dados disponíveis no mundo digital cresce a cada segundo e muitas empresas vão em busca de bons profissionais, mas não oferecem as ferramentas adequadas para garantir a qualidade das tarefas. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre algumas das principais soluções que se tornaram referência no mercado de dados e contribuem para que o dia a dia de cada analista de dados seja mais produtivo e eficiente. 

Tecnologias para analistas de dados

Felizmente, ao mesmo tempo que a quantidade de dados disponíveis cresce, empresas têm se dedicado em criar soluções tecnológicas para otimizar as tarefas de quem trabalha com essas informações. 

Se você tem dificuldade no seu dia a dia ou percebe que a equipe de dados, de forma geral, ainda comete erros bobos ou sente dificuldade em reunir e estudar dados de forma efetiva, vale a pena ir em busca de ferramentas.

Enquanto um bom gestor da equipe de dados deve buscar formas de tornar o trabalho do time mais ágil e eficiente, um bom analista de dados também pode sugerir inovações e se destacar por isso. 

A seguir, vamos apresentar algumas das tecnologias que têm ganhado destaque no mercado. São tantas alternativas que pode parecer um pouco difícil entender qual delas será mais útil na atual situação do seu local de trabalho. Não se preocupe, mais abaixo, também vamos ajudar nisso!

Serviço para trabalho com grande volume de dados 

Do analista ao engenheiro de dados, todos que trabalham com um grande volume de informações sabem que isso muitas vezes é complexo. 

Porém, já existem ferramentas de fácil usabilidade e que, ainda assim, permitem integrar uma quantidade praticamente ilimitada de dados. 

A Snowflake é um exemplo disso. Na solução, é possível realizar armazenamento de dados, data lakes, engenharia de dados e ciência de dados. Se a sua empresa precisa de uma ferramenta para desenvolvimento de aplicativos de dados, também pode ser essa. 

Tudo isso em cloud e com extrema segurança, o que também torna esse trabalho muito mais flexível e escalável

Ferramenta para automatização de tarefas 

É chato e improdutivo perder muito tempo de trabalho realizando atividades que envolvem grande volume de dados e necessitam de passos repetitivos. Muitas vezes, isso pode até fazer com que erros passem despercebidos.

Pensando nisso, a proposta da Automation Anywhere é conversar com softwares da sua empresa para que os robôs passem a fazer esse mesmo trabalho de forma automatizada. 

Além de possibilitar mais rapidez e eficiência, a ferramenta contribui para que um analista de dados passe a usar de seu tempo para tarefas de fato mais analíticas, se dedicando a estratégias e outros pontos que irão colaborar para resultados mais expressivos.

Plataforma intuitiva para decisões assertivas 

Um dos principais desafios para qualquer analista de dados é transformar a imensa quantidade de dados disponíveis em informações realmente úteis para a empresa. Além disso, é preciso tornar isso visualmente compreensível, para que pessoas de diferentes áreas entendam o recado de forma objetiva. 

A ferramenta Qlik Sense pode ajudar nessa missão. A solução permite carregar, combinar, visualizar e explorar com profundidade os dados, já que, em dashboards personalizados, a plataforma gera gráficos e tabelas extremamente intuitivos e que colaboram para que as informações fiquem muito mais claras. 

Com uma ferramenta como essa, a empresa passa a possibilitar que o self-service analytics realmente se concretize. Tudo isso disponível para hospedagem em nuvem, o que também torna mais fácil o trabalho remoto, quando necessário. A solução também pode ser acessada por meio de dispositivos móveis e até mesmo offline.  

Solução para visualização simplificada de dados 

Ter uma visualização clara sobre os dados sem ajuda de boas tecnologias é um grande desafio de quem trabalha no setor. 

Da mesma empresa, a Qlik Catalog é uma ferramenta que colabora para que os dados se tornem transparentes. Nela, você pode reunir de forma otimizada todos os dados que sua empresa tem disponível para análise. 

Dentro da solução, ocorre a preparação de dados e metadados de forma automatizada. Fica muito mais fácil classificar, enriquecer e preparar dados, de forma totalmente segura e na nuvem.  

Workflow que integra diversas tarefas de um analista de dados 

Sente que falta integração completa sobre as informações ou que sua área leva muito tempo para propor soluções e insights? Talvez o Alteryx seja a solução. 

Ela também é uma plataforma de self-service data analytics, e integra análises, ciência de dados e automação de processos em uma única plataforma. 

Dentro dela é possível encontrar 250 ferramentas com modelos estatísticos e preditivos pré-configurados, entre eles os métodos mais utilizados por quem trabalha com análise de dados. 

Assim, a marca defende que consegue possibilitar que análises e decisões que levariam semanas sejam feitas em poucas horas

Software versátil para business intelligence

Trabalhar com uma grande quantidade de dados não precisa ser algo burocrático, com muito tempo investido em apenas procurar informações desorganizadas. O Power BI, software da Microsoft, pode otimizar essas tarefas.

Dentro do framework é possível reunir diferentes funcionalidades disponibilizadas pela Microsoft e tornar a solução totalmente personalizada, de acordo com as reais necessidades da sua empresa. Para esse processo, é importante contar com uma empresa especialista.

Com o software estruturado, o trabalho passa a ser feito de forma bastante intuitiva, com fácil visualização e tratamento de dados, possibilidade de armazenamento em nuvem, gráficos que contribuem para insights e muito mais.

Variedade de opções

Essas são apenas algumas das diversas ferramentas que podem otimizar o dia a dia de analistas de dados. Entre as opções de destaque no mercado, também é possível encontrar nomes como:

Devo: com foco em organizações com terabytes de dados de streaming ou armazenamento de dados em escala de petabytes, o Devo garante visibilidade em tempo real e compartilhamento de insights para todos. 

Datarobot: plataforma criada com base no formato data robotics, uma inteligência artificial com aprendizado data driven, a ferramenta realiza predições e auxilia na tomada de decisões. 

Celonis: a ferramenta tem foco em mineração de processos e colabora  principalmente para que empresas obtenham informações objetivas  derivadas de logs de eventos reais. 

Snowflake: é uma ferramenta de armazenamento em nuvem. Por meio dela é possível analisar e armazenar dados semiestruturados e estruturados em um só lugar.   

Alteryx: a Alteryx une 3 pilares essenciais para um processo de automação, são eles: democratização de dados e análises, automação de processos de negócios e qualificação da equipe. Assim, a plataforma facilita o compartilhamento de informações, automatiza processos e transforma dados em informações de fácil leitura. 

Pyplan: solução intuitiva com tecnologia Python que oferece uma lista de recursos com foco em analytics e planejamento de ideias de forma colaborativa e segura.

Como escolher a melhor solução 

Com tantas possibilidades, quem é analista de dados pode acabar ficando até indeciso sobre qual a melhor solução para sugerir dentro da empresa. Afinal, com os resultados gerados, a empresa pode passar a reconhecer ainda mais a importância dos dados e também dos profissionais que colaboram para a otimização do trabalho.

É claro que quem trabalha no dia a dia da companhia consegue perceber as dificuldades com mais facilidade, mas contar com a colaboração de especialistas nessas soluções pode ser essencial para que a ferramenta escolhida realmente traga resultados expressivos.

É aí que deve entrar em ação uma consultoria de dados especializada que consiga realizar um diagnóstico completo das necessidades da empresa e propor os caminhos a serem seguidos.

Em algumas situações, nem é de uma solução específica que um negócio precisa. Pode ser que o que é verdadeiramente necessário, mas o olhar interno não consegue ver, é um novo desenho da arquitetura de dados, por exemplo. A A10 pode ajudar você. 

Conheça a A10

A A10 é uma consultoria especializada em data analytics, machine learning e Big Data. Somos parceiros das empresas que oferecem as melhores soluções tecnológicas para dados do mercado e também oferecemos serviços que vão do treinamento em analytics até o desenho de governança.

Já oferecemos mais de 450 mil horas de consultoria e desenvolvimento e tivemos como clientes grandes empresas como Bradesco, Grupo Fleury e Vigor. 

Nossa equipe é formada por loucos por dados que estão sempre em busca de inovação, que atuam de forma proativa para ajudar equipes que trabalham com dados em outras empresas. Estamos prontos para tornar sua empresa data-driven!

analista e dados

 

]