Investir em automação de processos pode otimizar seu tempo na gestão de dados

No mundo corporativo ainda há muito desperdício de tempo em tarefas que atualmente já podem ser executadas por máquinas ou softwares. Contudo, a automação de processos consegue recuperar este tempo para que os gestores o utilizem na análise de dados.

O ambiente informacional pode ser aprimorado com a aplicação de mecanismos informatizados que vão minerando, analisando e organizando os dados. É possível sofisticar esses mecanismos ao integrá-los à nuvem. Não é mais necessário dispensar pessoas e tempo para executar essas tarefas.

E esse tempo que seria desperdiçado, na verdade, se transforma em mais oportunidades para que gestores e os demais funcionários se concentrem em identificar insights e construir estratégias mais eficazes, ou seja, gerenciar melhor os dados que possuem.

Preenchimento de dados é o processo mais odiado do mundo

Ninguém quer dispensar tempo em processos mecânicos, ainda mais quando descobrem que existe tecnologia para ajudá-los nessas tarefas. Os noticiários estão cheios de informações sobre inovações tecnológicas executando atividades que os humanos não têm mais tempo para fazer.

No universo da informação, isso é visto por meio da alimentação dos dados. Segundo a Automation Anewhere, mais de 75% das pessoas afirmaram que os trabalhadores não deveriam gastar tempo com serviços que podem ser automatizados.

A pesquisa foi realizada pela OnePoll a pedido da Automation Anywhere. Ela ainda revelou que o preenchimento de dados está no topo da lista das cinco tarefas mais detestadas. E ainda observou que as três atividades que lideram o topo do ranking ainda ocupam a maior parte da sua jornada de trabalho.

Os funcionários que trabalham com dados afirmaram que desperdiçam 40% do seu tempo em processos manuais digitais.

Automação de processos recupera tempo 

Como dito acima, o principal benefício de automatizar os processos de dados é o ganho de tempo. O preenchimento e organização dos dados de uma empresa pode levar semanas quando realizado de forma manual. E esta atividade nada mais é que um exercício mecânico. Além de consumir muito tempo, ainda é preciso dispensar mão de obra especializada para realizar essas tarefas. 

Obviamente, um sistema informatizado consegue operar os dados mais rapidamente e com menos erros que um ser humano, executando um volume muito maior de processos que, se fossem executados por humanos, seria necessária uma equipe. E mesmo assim ela não obteria o mesmo resultado.

Todo esse trabalho seria apenas para o armazenamento das informações, nem falamos da sua organização inteligente e análise ainda. Ou seja, os gestores teriam que depender de uma espera muito grande para montar suas estratégias. Enquanto isso, os concorrentes que automatizam seus processos faturam e conquistam mais leads.

Menos processos, mais receitas

Tempo é dinheiro. Portanto, quanto mais tempo os gestores ganham para gerenciar os dados da empresa, mais fácil de produzir inferências valiosas que vão gerar receitas. Até porque uma organização que toma suas decisões apoiadas em dados tem mais chance de converter os leads em clientes.

Há também a questão da velocidade, pois quão mais rápido os gestores conseguirem ter esses insights, mais rápido ele consegue rodar suas estratégias.  

Tecnologia evolui a automação de processos

Quando falamos de automatização de processos, não estamos apenas nos referindo aos processos burocráticos de armazenamento e organização. A automatização também traz facilidade para gerenciar os dados com um olhar mais preciso e profundo.

Hoje já existem muitas tecnologias que aperfeiçoaram softwares relacionados a dados, tornando-os mais intuitivos. Alguns processos já contam até com inteligência artificial para antever insights e sugerir novas estratégias ao acompanhar a oscilação no comportamento informacional.

Esses processos também podem ser robóticos. Eles trazem para os gestores uma segurança a mais na hora de tomar uma decisão, seja estratégica ou financeira. Até porque muitas das análises automáticas que os sistemas automatizados executam ocorrem em tempo real.

Além de não consumir o tempo integral dos gestores, a robotização desses processos, quando aliados às inteligências artificiais, ainda oferecem uma mente a mais na análise de dados.

Menos processos e mais gestão

Agora que os processos estão sendo automatizados, você vai ganhar mais tempo para aperfeiçoar suas habilidades no gerenciamento de dados. Dedicar-se a se desenvolver no ambiente informacional vai te deixar mais afiado na hora de interpretar informações valiosas.

Por isso, nós preparamos o e-book “Muito Além da Lógica” para te auxiliar a desenvolver as faculdades mentais focadas em dados. 

COMPARTILHE