No Brasil e no mundo: Big Data para melhorar os negócios

Vivemos a era da informação, com conectividade e mudanças constantes, que implicam na forma como entendemos, comunicamos e interagimos com o mundo e com outras pessoas. Isso acontece graças a facilidade de acesso à tecnologia. Toda a movimentação online, nossos acessos, comentários, pesquisas e preferências, por exemplo, deixam “rastros”, uma imensidade de dados digitais. Assim pode-se descrever o que é o Big Data.

De forma mais técnica, o conceito Big Data descreve o imenso volume de dados, estruturados e não estruturados, que impactam os negócios no dia a dia. Especialistas apontam que o conceito de Big Data está baseado em Volume, Variedade, Velocidade, Visualização, Veracidade, Viabilidade e Valor.

No entanto, a existência dos dados por si só não basta, eles precisam agregar valor ao negócio ao qual se destinam e gerar insights e informações relevantes, preditivas e prescritivas sobre os negócios das organizações. E isso vem aumentando (e muito!) a importância do Big Data para melhorar os negócios.

Indicadores comprovam por que o big data é importante

Buscar informações sobre o que é Big Data e direcionar investimentos nesse quesito têm sido a escolha de muitas organizações, no Brasil e no mundo. A utilização do Big Data em mercados internacionais já é muito forte, e no Brasil, as empresas também já começaram.

Nova call to action para e-book big data

De acordo com a Gartner, empresa de consultoria americana, hoje são movimentados cerca de 2,2 milhões de terabytes em dados diariamente. A média é que em 2020 foram movimentados cerca de 40 trilhões de gigabytes.

Apesar de ser uma forte tendência, muitas empresas brasileiras ainda mostram resistência à era da análise de dados. Podemos notar isso pelo fato de que, em 2019, apenas 4% dos negócios nacionais afirmaram que realizaram a análise de Big Data.

A seguir, destacamos 2 exemplos de aplicação de Big Data em mercados internacionais. Confira:

UPS

A UPS, empresa norte-americana de transporte e logística, driblou o desafio de otimizar seu cronograma de rotas, com um estudo matemático e milimétrico. O estudo foi realizado a partir do cruzamento de todas as rotas de todos os seus veículos, considerando também velocidade, pressão, tempo gasto em cada entrega, entre outros. O objetivo era tornar as rotas mais eficientes, assim como reduzir os custos.

O volume de dados aqui era imenso, originados na instalação de sensores em todos os veículos da companhia. Resultados como economia anual de aproximadamente 5 milhões de litros de gasolina, redução de custos de manutenção e maior rapidez nas entregas foram alcançados com a aplicação de Big Data.

Uma das maiores fabricantes de materiais esportivos do mundo, em parceria com uma empresa desenvolvedora de software, criou um aplicativo para os praticantes de corrida. Informações como frequência de batimentos cardíacos, velocidade, quantidade de passos dados, distância percorrida, entre outros, estão disponíveis.

E o aplicativo é integrado às redes sociais, o que estimula amigos e outros praticantes de corrida a compartilharem informações. Esses dados gerados são usados pela empresa para compreender melhor seu público, melhorar seus produtos atuais e desenvolver novos modelos.

Nosso país por sua vez também já tem casos de muito sucesso. Uma reportagem publicada na Folha mostra que o Brasil é líder no uso de Big Data na América Latina, com 46,8% do mercado. E o uso de Big Data no Brasil que já rende frutos:

  • Grupo Pão de Açúcar

O grupo varejista Pão de Açúcar conta, há quase uma década, com um sistema de relacionamento com o cliente focado em fidelizar seu público. A solução visa criar proximidade com clientes e fornecedores, Com os dados obtidos por meio de uma plataforma, são realizadas análises para relacionar os clientes com marcas ou produtos favoritos ou mais consumidos.

A solução de Big Data também ajuda a otimizar o nível de estoque, pois já se sabe antecipadamente quanto comprar de determinado item.

  • Ministério da Justiça

As empresas públicas também já utilizam Big Data. O Ministério da Justiça conta um banco de dados que contém mais de 1 bilhão de registros. Para analisar todos esses dados a empresa faz uso do supercomputador Watson, da IBM, que coleta e processa petabytes de dados em milésimos de segundos.

A utilização do Big Data neste caso visa identificar ações ilícitas, com foco maior nas que estão relacionadas à lavagem de dinheiro.

Por que Big Data é importante

Considerando dados e fatos sobre as tendências de Big Data, percebe-se que, para manter a empresa competitiva, será necessário investir em Big Data para melhorar os negócios.

Comunicar uma visão orientada por dados, encontrar profissionais e parceiros especializados deverá fazer parte dos planos dos CEOs que querem manter suas organizações competitivas. Mas esse é um “problema bom”, porque o Big Data traz benefícios como:

  • Aumento da capacidade de definir estratégias e tomar decisões mais assertivas e rápidas
  • Maior possibilidade de identificar novas oportunidades de acordo com o comportamento do mercado
  • Mais capacidade de entender, converter, atender e fidelizar clientes
  • Oportunidade de criação de novos fluxos de receita
  • Oportunidade de redução de custos

Com as melhores previsões possíveis e os benefícios já percebidos, o Big Data no Brasil ganha força, assim como em todo o mundo. E sua empresa precisa acompanhar esse momento. Para isso, é necessário contar com tecnologia, para dispor da coleta, armazenagem, processamento, visualização e análise dos dados.

Mas não compre tecnologia antes de planejar o que fazer com ela. Fale conosco! Vamos ajudar a entender o que você precisa para desenhar o melhor modelo de aplicação de Big Data para sua empresa.

CTA Banner análise preditiva

COMPARTILHE