Nuvem de dados: conheça os diferenciais dos parceiros A10

A nuvem de dados é um dos alicerces mais importantes no ecossistema informacional de uma organização, pois ela cumpre a etapa de nutrição e mantém a integridade e segurança dos dados, interligando-os aos demais sistemas.

Aqui na A10, possuímos quatro parceiros tecnológicos bastante conhecidos no universo de dados: o Snowflake, o Qlik Cloud, a AWS e o Google Cloud. Cada um deles possuem especificidades próprias, mas que também conversam entre si para garantir uma melhor estrutura para a análise de dados.

Nas linhas abaixo você vai conhecer os diferenciais de cada um.

Snowflake: focado em nuvem de dados

Dentre as nuvem de dados mais conhecidas, o Snowflake é o que apresenta um maior portfólio de funcionalidades concernentes a esta tecnologia. Toda solução desenvolvida por este data cloud é pensada na otimização e fortificação da base de dados para sustentar o ecossistema da empresa.

Confira os diferenciais do Snowflake:

Integração com sistemas → A tecnologia inteligente do Snowflake fornece uma base real de dados integrada a todos os sistemas que sua empresa utiliza.

Insights → Sua administração em tempo real mantém a base de dados íntegra e constantemente atualizada, aumentando a efetividade dos insights.

Segurança → O data cloud conta com serviços automotores de dados que realizam uma manutenção segura constantemente, protegendo suas informações.

Democratização de acesso → A análise de dados é democratizada por permissões aos usuários envolvidos.

Performance → A ferramenta é aperfeiçoada para aumentar o espectro de dados que trafegam por ela, ampliando assim o aproveitamento deles para gerar melhorias em ofertas e na satisfação do cliente.

Outro ponto interessante desta nuvem de dados é que ela permite o custeamento por consumo, o que oferece maior rentabilidade para as organizações, uma vez que só vão arcar com os dados que forem consumidos.

O Snowflake é um data cloud versátil que interage basicamente com todas as plataformas de visualização de dados. É o caso da Qlik, por exemplo.

Snowflake, uma nuvem de dados A10

Qlik Cloud: a nuvem de dados da Qlik

A Qlik é uma empresa mais focada na análise de dados, mas que também possui um data cloud próprio para atender às especificações de seus próprios produtos. O interessante de adotar esta nuvem de dados é a integração facilitada com os sistemas Qlik, uma vez que ela utiliza as mesmas linhas de código, evitando mais silos e aumentando assim a integridade da informação.

Dentre os diferenciais do Qlik Cloud Data Service estão:  

Fluxo de dados em tempo real → A nuvem permite que os dados sejam replicados e transmitidos em tempo real para diferentes sistemas de forma remota, sem que haja danos às fontes.

Automação do data warehouse → Aumenta a agilidade com que o gerenciamento dos bancos de dados funciona, permitindo que haja menos erros que possam comprometer a nutrição dos sistemas.

Data lake → Contribui para coordenar a alternância de ingestão de dados por demanda, ampliando e administrando o escopo automaticamente.

Dados híbridos → Devido a integração das outras nuvem de dados com a Qlik Sense, é possível ter uma visão geral no ecossistema da Qlik.

Analytics on time → A nuvem, por seguir a mesma natureza das ferramentas de análise da Qlik, permitem um maior aproveitamento dinâmico no analytics.

O interessante também é que as plataformas da Qlik possuem integração com as nuvens de dados listadas aqui neste artigo, como o Snowflake, o AWS e o Google Cloud.

Qlik também possui nuvem de dados

 

AWS também possui nuvem de dados

A Amazon Web Services (AWS) possui uma série de serviços online, dentre eles, há aqueles que permeiam dados, incluindo o data lake e a nuvem de dados.

 

Benefícios da nuvem de dados AWS

 

A AWS possui muitas aplicações que combinam com as diferentes operações encontradas nas organizações, mas que conversam entre si e com sistemas de outros parceiros para facilitar a análise de dados e outros serviços.

 

Google Cloud: o data cloud do Google

O Google Cloud possui mais de 150 produtos com alta tecnologia para o desenvolvimento de aplicativos e para aumentar a eficiência da análise de dados, dentre outros serviços.

Assim como os demais parceiros da A10, o Google Cloud também se conecta com diferentes sistemas para analytics, bem como com as demais nuvem de dados, permitindo um ecossistema mais amplo ao centralizar as informações oriundas de fontes distintas.

Ele permite o gerenciamento de banco de dados com linhas de códigos conhecidas, a simplificação nas migrações das informações de linguagens diferentes, as análises em escala, o processamento instantâneo dos dados entre sistemas e ainda conta com as tecnologias IA e Machine Learning para interpretar os códigos distintos para aperfeiçoar a profusão de insights.

Qual o mais adequado à sua empresa?

Essa escolha depende muito da estrutura e do grau de maturidade de cada organização. Por isso a A10 se aliou a esses parceiros para oferecer uma solução completa e mais adequada a cada necessidade da sua empresa.

Uma característica comum entre essas nuvem de dados parceiras, como você já deve ter notado, é a integração que elas possuem entre si e com os demais sistemas destinados a outros fins, como o analytics. E isso permite a aplicação de mais de uma tecnologia quando necessário.

A A10 possui expertise para alinhar estas soluções tecnológicas às suas necessidades. Portanto, entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar sua organização na manutenção do seu ecossistema de dados.

Conheça a nuvem de dados da A10

COMPARTILHE