Nuvem de dados pode ajudar a gerar mais insights e receitas para sua empresa

Muitas organizações ao longo da pandemia perceberam a necessidade de adotar sistemas digitais para conseguir continuar operando no mercado. Uma das soluções que facilitou a gestão de informações entre os funcionários das empresas foi a nuvem de dados.

A nuvem não serviu apenas para armazenagem de dados, mas também se tornou uma ferramenta de integração entre os gestores, que conseguiram acessar e analisar as informações que precisavam de modo instantâneo.

Por isso a nuvem de dados agregou muita eficiência ao gerenciamento dessas informações. Ela praticamente criou um espaço virtual de trabalho no qual todos os envolvidos poderiam interpretar os dados em conjunto para identificar melhores estratégias

Confira os benefícios que uma nuvem de dados pode trazer para sua empresa.

Nuvem otimiza demandas

A nuvem não é um serviço que funciona sozinho. Ele pode ser integrado a diferentes setores e sistemas necessários à análise de dados. Um exemplo disso é o dashboard. Ele pode utilizar a nuvem para conseguir atualizar suas informações instantaneamente. 

As inteligências artificiais, por exemplo, atingem um potencial ainda melhor quando atuam no ambiente online da nuvem. Assim elas conseguem puxar, armazenar e combinar as atualizações do mercado e já apontar novos comportamentos e inferências em tempo real.

Portanto, todo o trabalho de gerenciar os dados da sua empresa fica muito mais fácil e mais ágil quando seus sistemas informacionais estão integrados através de uma nuvem de dados. 

Nuvem de dados = mais receitas 

Como explicado acima, a agilidade e facilidade na hora de identificar estratégias mais assertivas vão implicar diretamente no retorno financeiro. 

O primeiro impacto é sentido logo na aplicação dessa nova estratégia, pois o tempo e o valor investidos serão menores e mais proveitosos — até porque você vai adotar uma tática com maior chance comprovada de atingir o resultado.

A ideia é sempre estar alinhado ao comportamento atual do seu cliente. E a nuvem permite uma base de dados atualizada instantaneamente, o que só vai trazer os insights mais eficazes para cada situação específica.

A chance de uma estratégia render bons frutos é muito mais alta. É possível até mensurar uma margem quantitativa do lucro versus despesas.

Ainda é custoso implementar nuvem de dados?

Sim, é. Como a nuvem é uma tecnologia nova e envolve constante atualização, ela acaba sendo um pouco cara para ser implementada em uma empresa.

Os valores de hospedagem de dados na nuvem nem são tão altos, mas o problema é construir a integração com os sistemas utilizados na empresa. Esse trabalho gasta muito tempo e dinheiro porque envolve a contratação de empresas especializadas em TI.

No entanto, os benefícios que resultam de aprimorar os processos de dados são tangíveis. Inclusive uma pesquisa da Mckinsey revelou que até 2024, 80% da verba destinada a TI vão ser gastos em nuvem. Eles preveem que a tecnologia pode mover cerca de US$ 1 trilhão no mercado.

É um valor bem expressivo que tem por base o aumento considerável nas receitas desde 2020. Isso significa que o investimento pode ser um pouco alto, mas também gera lucros bastante significativos.

Pandemia acelerou inovação

A implementação de tecnologias voltadas para nuvem de dados já vinha crescendo nos anos pré-Covid. Mas é inegável que a pandemia acelerou todo o processo. Ainda mais quando se analisa os dados dessa época.

Segundo o Mckinsey, cerca de 65% dos funcionários que detêm poder de decisão dentro das empresas afirmaram que aumentaram seus orçamentos em nuvem nos anos de pandemia.

É uma matemática fácil. Afinal, o home office foi a medida utilizada para evitar aglomeração, obrigando a maioria dos gestores a trabalhar de casa. Logo foi inevitável dispensar mais gastos para implementar a nuvem de dados nas organizações.

Data Cloud: nuvem de dados da A10

Nós da A10 entendemos a importância de investir em tecnologia e como ela é necessária para otimizar os processos na gestão de dados. Possuímos uma parceria com Snowflake que permitiu o desenvolvimento da nossa nuvem de dados.

O Data Cloud é uma nuvem eficiente que centraliza dados de forma organizada e eficiente, agilizando as tomadas de decisões. Isso é possível graças a um sistema de velocidade automática que é ilimitada.

Com a nossa nuvem de dados, você vai otimizar os sistemas informacionais da sua empresa e consequentemente aumentar sua receita. Fale conosco e conheça nossa solução Data Cloud.

COMPARTILHE