O que Big Data, granularidade de dados e Data Analytics tem a ver com tomada de decisões?

O sonho de todo CEO (Chief Executive Officer) é ter acesso a informações certeiras para tomada de decisões. Afinal, acompanhar tudo o que acontece na empresa e no mercado é crucial para identificar, rapidamente, pontos vulneráveis ou oportunidades. A área de TI (Tecnologia da Informação) das corporações é a grande responsável por nutrir as lideranças com informações estratégicas.

Sistemas integrados geram informações confiáveis. É por isso que a área TI busca constantemente investimentos em integração de sistemas e em soluções que aproveitem a granularidade de dados – tamanho em que os campos de dados são divididos para promover mais qualidade nas informações.

Na sua organização, você já conta com este cenário?

Como a TI pode gerar informações certeiras para tomada de decisões?

Ter acesso às principais informações geradas pelo seu negócio e fazer uso da quantidade massiva de dados gerados no mercado, o Big Data, depende do uso que a sua empresa faz da tecnologia.

Mais do que nunca é preciso entender alguns conceitos que são de domínio da TI para ter a empresa traduzida em dados. Perceba que muito se fala na importância do uso de Big Data e das maravilhas dos sistemas de analytics. Mas usar essa tecnologia depende da granularidade de dados, da integração de dados e da integração de sistemas que sua empresa vai alcançar.

Muito embora o objetivo de ter informações confiáveis para tomadas de decisão certeiras seja extremamente importante, a jornada até lá pode ser bastante penosa, caso as bases não estejam suficientemente claras para direcionar o melhor caminho.

O que é a granularidade de dados

Granularidade de dados se refere ao tamanho em que os campos de dados são divididos. Quanto mais subdivididos e granulares são os dados, mais detalhados eles serão.

O dado “endereço” completo com rua, número, apartamento, casa, bairro, cidade, estado, município e CEP, é pouco granular. Mas esses dados separados, trazem granularidade à informação.

A grande vantagem dos dados granulares é que estes podem ser agregados e moldados em diferentes formatos, de acordo com as necessidades de cada situação. Fazendo uma analogia com uma escultura de areia, quanto mais fina for a areia utilizada, mais detalhes serão possíveis ao escultor quando moldar esta areia.

Nova call to action big data para ebook

Da mesma forma, informações granulares também podem ser mais facilmente mescladas com fontes externas de dados, o que facilita e amplia as possibilidades de análise. Quando os dados são pouco granulares, o trabalho dos analistas se torna mais complicado, já que separar estas informações quando se encontram em grandes blocos muitas vezes não é tão trivial.

A grande arte dos profissionais da TI, portanto, está na forma como esses dados granulares são moldados, consolidados e somados a outras fontes internas ou externas, por meio da integração de sistemas. Se feito da forma certa, se tornarão informação estratégica e confiável para as decisões de negócio.

  • Você já ouviu falar do Chief Digital Officer, ou CDO? A importância da integração de dados, do Big Data e de informações certeiras para tomada de decisões é tão grande, que surge no mercado esse profissional, especificamente para atuar na gestão de dados. Essas “diretorias digitais” são responsáveis pela utilização de informações como um ativo da empresa por parte da governança corporativa.

Um estudo de 2019 da Strategy& sobre CDOs analisou a presença desses líderes entre 21% das 2.500 maiores empresas de capital aberto do mundo. No Brasil, Mário Faria, foi o primeiro chief digital officer do país, começou a atuar em 2011 na Boa Vista Serviços. 

 

A principal característica de um CDO é ter uma visão holística das estratégias de negócio da empresa. E muito embora a maioria destes profissionais ainda sejam da área de marketing, há cada vez mais profissionais de TI trabalhando nesta função.

Sistemas integrados geram informações confiáveis

Você pode achar que a granularidade de dados depende apenas deles. Mas existem modos de controle e formas de uso dessas informações que facilitam o processo e que ajudam na gestão qualificada do seu negócio. E é aí que deve estar a atenção da sua área de TI para utilizar os dados da sua empresa na geração das informações para tomada de decisão.

É necessário que os profissionais de TI ajudem as áreas no entendimento dos objetivos e das informações mais relevantes do negócio, para então, com suas qualificações técnicas, possam promover a integração dos dados, na granularidade certa.

Assim, sua empresa terá acesso a análises preditivas sobre o mercado, produtos, tendências e vendas, para tomar decisões rápidas e com o menor risco possível.

Esse caminho se mostra cada vez mais inevitável, e a cada dia a integração de sistemas e análise de Big Data mostra que é capaz de trazer grandes vantagens estratégicas. Não coincidentemente, é cada vez mais percorrido pelas organizações que querem crescer e estar à frente da concorrência. E a sua empresa? Também planeja ser grande?

CTA banner análise preditiva

COMPARTILHE