O que é análise descritiva e como ela funciona?

A coleta de informações tem sido essencial para o crescimento dos negócios. Reunir dados é parte do trabalho para desenvolver uma estratégia de sucesso para a sua empresa. Porém não basta apenas manter um armazenamento gigante de informações. É preciso extrair conhecimentos que forneçam base para a tomada de decisões.

Por isso, as empresas estão investindo em Big Data e Analytics, poderosos software capazes de tratar esses dados para transformá-los em informações úteis às organizações.

Entre os tipos de análise de Big Data que se destacam pela usabilidade e potencialidade de seus resultados está a análise descritiva, que é a base para as demais. Ela é usada para checar absolutamente tudo o que está acontecendo na empresa de forma simples e rápida. Não sabe o que é e como a análise descritiva pode ajudar no plano de negócios? Continue então lendo esse post e descubra!

O que é análise descritiva?

Importante estudo da consultoria McKinsey, denominado “Big Data: The Next Frontier For Innovation, Competition And Productivity aponta diversos potenciais para o uso massivo de grandes volumes de dados na economia global, atualmente conhecido como Big Data.

A análise descritiva oferece a compreensão em tempo real dos acontecimentos. É a mineração de dados na base da cadeia de Big Data. É a etapa mais simples do Business Analytics e também a fase inicial do estudo e da análise das informações.

Nesse estágio, os dados são todos resumidos, organizados e descritos por meio de métricas de estatísticas. Depois de definidos os aspectos mais importantes de um grupo de características, os dados são então relacionados entre dois ou mais conjuntos.

Em geral,  as ferramentas utilizadas em um estudo descritivo são as tabelas e os gráficos, mas existem outras formas de serem captadas: por meio de porcentagens, médias e índices. Vale lembrar que, ao condensar todas essas informações em uma única ferramenta de análise, alguns dados podem ser perdidos.  Entretanto, é importante esclarecer que esta perda acaba sendo relativamente insignificante se comparada aos ganhos em clareza e facilidade em interpretação.

Toda a descrição resumida dos dados visa identificar as anomalias existentes dentro dos negócios de forma mais rápida. Seja apontando as falhas e os registros incorretos de valores, além dos dados  desordenados (aqueles que não seguem o mesmo padrão do restante das informações)

O que é muito interessante, não concorda?

Dentro dessa análise e estudo, são localizadas também variáveis que podem contribuir para que os gestores consigam definir respostas mais consistentes. São elas: as variáveis qualitativas (que contêm um número limitado de categorias e grupos, ou seja, não possuem uma ordem lógica) e variáveis quantitativas (que são as medidas em somatório, apresentando valores numéricos de fácil compreensão).

Importância dessa análise

Agora que você já sabe o que é análise descritiva, você  deve estar se perguntando como a análise descritiva pode ajudar no plano de negócios e, afinal, porque ela é tão importante?

Bom, a análise descritiva possui um papel extremamente necessário dentro do processo de business analytics. Ela oferece uma base de conhecimento sólido que pode  servir como um suporte para as análises posteriores. Ou seja, é ela quem vai ajudar você a chegar em um diagnóstico mais confiável para seguir nas etapas preditivas e prescritivas, por exemplo.

Quando interpretada de forma correta, as informações e os dados coletados poderão sim se transformar em insights poderosos para a criação de estratégias e soluções dentro do plano de negócios. Embora alguns gestores ainda evitem o uso da análise descritiva, essa atitude pode acabar se mostrando um equívoco perigoso uma vez que o método é eficaz para fornecer relatórios exatos sobre os problemas.

Então, pense comigo, uma vez que são  apontados esses erros e falhas no começo, na fase inicial do estudo das informações, não fica mais fácil para o gestor bolar um plano que reverta ou até mesmo impeça um quadro negativo na empresa?

Acho que todos já sabemos da resposta, não é?

Como fazer a análise descritiva e como ela funciona?

Vamos dizer que a análise descritiva funciona como uma facilitadora, certo? Baseando-se em dados históricos e atuais da empresa, as ferramentas de Analytics conseguem descrever, registrar e interpretar os fenômenos sem que tenham que interferir nas variáveis já existentes. Nesse caso, os gestores não precisam mais ler páginas e páginas de relatórios porque as informações mais relevantes estarão  reunidas em um único lugar.

Isso poupa tempo e esforço.

Os resultados são todos apresentados e analisados para, posteriormente, os gestores chegarem até as respostas. É uma análise que pode ser feita de maneira rápida e que ajuda a elaborar dados quantitativos para conseguir um maior volume de amostras. E essas amostras ajudam para uma tomada de decisão. Ou seja, é analisar todos os dados, em um só lugar, e com bases nele receber insights em menor tempo.

Gostou do tema? Agora que você já sabe como a análise descritiva funciona, que tal saber mais sobre outros tipos de análise e quais as soluções BI que podem ajudar você no controle de dados? Continue lendo nosso blog ou entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.

Faça download do infográfico sobre análise preditiva

COMPARTILHE