Os desafios da Inteligência Artificial no setor de energia

Uma maneira pela qual o setor de energia pode acompanhar as inovações de hoje é usando inteligência artificial (IA). Mas o que a IA pode contribuir com a indústria de energia e como ela pode ser mais eficiente e segura?

Digitalização de dados

À medida que o mundo muda na direção de serviços digitalizados personalizados, o setor de energia se vê ficando para trás. A IA pode ajudar a transformar a coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, permitindo que o setor de energia acompanhe-os em tempo real. A implementação de tecnologia inovadora pode ajudar o setor de energia a se tornar mais competitivo sob as condições de uma economia instável e a desenvolver melhores métodos operacionais do que os atualmente disponíveis. Além disso, o gerenciamento de dados de IA pode revelar novos insights que podem mudar completamente o funcionamento do setor.

Análise preditiva com IA

O mundo enfrenta problemas dramáticos de energia. Máquinas modernas precisam de mais e mais energia para serem sustentadas, assim como a população global e o consumo de suas novas tecnologias. Uma das principais tarefas que a IA deve lidar no setor de energia é a análise preditiva.

As empresas de energia precisam otimizar seus métodos de análise preditiva para reduzir custos, economizar energia, se preparar para mudanças (como condições climáticas e governamentais) e fornecer um melhor atendimento ao cliente. Com a ajuda de Machine Learning e Deep Learning, é possível elevar as previsões para o próximo nível. Os fornecedores de energia precisam prever mudanças na demanda, sobrecargas no sistema e possíveis falhas da maneira mais precisa possível, pois o custo do erro no setor de energia é alto.

Gestão de recursos

Com mecanismos preditivos inteligentes baseados em IA, os fornecedores de energia podem readequar melhor seus recursos, preparar-se para a demanda com antecedência, prever problemas e economizar recursos sempre que possível. Para os clientes finais, a economia de energia com IA resultará em contas de serviços públicos mais baixas e serviços personalizados.

Facilitação do armazenamento de energia

O armazenamento eficiente de energia é uma questão difícil. À medida que a quantidade de energia a ser armazenada continua a crescer, são necessários capacidade adicional e novos sistemas de gerenciamento.

O armazenamento de energia renovável vem ganhando um grande espaço nos debates, pois a produção dessa energia é periódica, mas a união desta com o armazenamento com IA pode facilitar muito o gerenciamento de armazenamento de energia, aumentando o valor comercial e minimizando as perdas.

Principais desafios da IA ​​no setor de energia

Falta de conhecimento teórico

Uma razão para a demora na implementação da Inteligência Artificial ​​no setor de energia é a falta de conhecimento necessário sobre a tecnologia ​​entre os tomadores de decisão (o que podemos observar em outros setores também). Muitas empresas simplesmente não têm experiência técnica suficiente para entender como seus negócios podem se beneficiar da adoção da IA.

Falta de conhecimentos práticos

A IA ainda é uma nova tecnologia e os profissionais que a dominaram vem ganhando espaço aos poucos pelo mundo. Embora as empresas de energia coletem e gerenciem dados, digitalizá-los com soluções tecnológicas inovadoras é um trabalho árduo e demorado. Existem riscos associados à perda de dados, personalização inadequada, falha do sistema e acesso não autorizado. Como o custo do erro é alto no setor de energia, muitas empresas relutam em arriscar tentar novas abordagens com as quais não têm experiência.

Infraestrutura desatualizada

A infraestrutura desatualizada é o maior obstáculo à modernização do setor de energia. Atualmente, as empresas de serviços públicos encontram-se enterradas em uma pilha de dados que coletam, sem ter idéia de como lidar com isso . Embora o setor tenha mais dados do que a maioria, esses dados são frequentemente distribuídos, desorganizados, espalhados por diferentes formatos e apenas com armazenamento local. Embora tenha enormes lucros, o setor também sofre grandes perdas devido às vulnerabilidades de sistemas desatualizados.

A Inteligência Artificial tem o necessário para revolucionar esse setor em todo o mundo, deixando de ser apenas uma tecnologia útil e se tornando o tomador de decisões mais eficiente. Mas, antes que o futuro brilhante possa chegar e a IA possa revolucionar o setor de energia, muitos desafios precisam ser enfrentados.

A A10 está pronta para te auxiliar nessa jornada de dados!

COMPARTILHE