Entenda por que a inteligência artificial é indispensável para as ferramentas de dados

A inteligência artificial vem sofrendo constantes aprimoramentos no ambiente de dados. Muitas das ferramentas específicas em dados estão recebendo IAs para otimizar os processos executados, considerando tanto o tempo quanto a eficiência.

As inovações acerca das IAs tornaram-nas até mais participativas no processo analítico. Esta nova vertente de IAs tem sido chamada de “generativa”. Ela consegue utilizar os algoritmos para aprender sobre os dados gerenciados e, a partir disso, criar automaticamente novas linhas de códigos mais funcionais.

Essa tecnologia está sendo incorporada em diferentes ferramentas ligadas ao gerenciamento de dados. Confira a seguir.

Inteligência artificial e o Machine Learning

Uma das tecnologias que contribui bastante para a qualidade generativa das IAs é o Machine Learning. Com o aprendizado de máquinas, elas conseguem programar regras sozinhas a partir dos dados que recebem.

Dessa maneira, a inteligência artificial consegue sofisticar o processamento dos dados a um nível individual, permitindo um sistema automatizado de gerenciamento de perfil, por exemplo. A máquina sozinha personaliza o ambiente que está processando. 

Com o Machine Learning também é possível identificar e corrigir bugs e criar linhas de códigos para aprimorar o próprio processamento de dados.

Inteligências artificiais no Business Intelligence

Este nível de sofisticação das IAs permite que elas assumam uma postura mais “colaborativa” quando o assunto é análise de dados. O BI, por exemplo, é uma área que possui várias plataformas de visualização de dados, expondo-os da maneira mais organizada para que os gestores e analistas consigam identificar insights.

Contudo, quando essas plataformas são incorporadas com IAs, elas ficam ainda melhores, pois elas analisam instantaneamente os dados na busca por padrões que façam sentido para a busca. Assim, elas identificam os pontos que merecem a atenção dos usuários, indicando possíveis estratégias. É o caso dos dashboards, por exemplo.

As IAs então acabam se tornando uma mente auxiliar na inteligência de negócios porque participa ativamente da produção de inferências. Elas criam uma gestão de dados co-participativa, tornando a produção de insights mais ágil e mais assertiva.

Essas facilidades têm impacto direto no planejamento de negócios, pois conseguem trazer maior precisão e autoridade para que os gestores e analistas tomem suas decisões estratégicas.

Hiperautomação utiliza IAs

Sem as inteligências artificiais, o que seria da hiperautomação? O mecanismo depende desta tecnologia para construir sua arquitetura automatizada. É verdade que a hiperautomação não funciona somente com a IA; vai precisar de ferramentas como o RPA e o Machine Learning. Mas quem que faz o gerenciamento dessas tecnologias?

São as IAs que identificam quais atributos de cada tecnologia serve para aprimorar ou completar o processamento da outra. São elas que tornam todo o procedimento autossustentável, garantindo seu funcionamento automático.

Nesse caso, a inteligência artificial entra para construir, junto das demais tecnologias, uma rede inteligente que faz autoanálise e examina os dados sem a necessidade da colaboração humana, mesmo que seja um processo complexo. 

Data cloud inteligente

A nuvem de dados torna-se uma ferramenta de integração de dados entre os sistemas de uma mesma organização quando atrelado à inteligência artificial. Ela permite que o tráfego de informações ocorra de forma ágil e inteligente, sustentando assertivamente os bancos de dados de cada plataforma.

Benefícios de analisar dados com IAs

Quando as IAs estão presentes nestas e em outras tecnologias, elas criam um ecossistema funcional que atrai muitos benefícios para a empresa que trabalha com dados.

Analisar dados utilizando a Inteligência Artificial traz muitos benefícios para sua organização, como otimização de tempo, aumento da produtividade, precisão na tomada de decisão e integração de sistemas

 

Inteligências artificiais A10

Os benefícios da implantação de inteligência artificial são reais e já vêm sendo aplicados nas organizações. Anteriormente ela era encarada como um diferencial no mercado de dados, mas hoje a empresa que não implementa seus sistemas com IAs acaba ficando para trás.

A A10 pode ajudar sua organização a incorporar as inteligências artificiais. Nós possuímos os parceiros tecnológicos mais renomados do mercado que já vem adotando o uso das IAs em suas plataformas. Portanto, ao contar como uma solução nossa, sua empresa vai receber as tecnologias mais inteligentes aliadas à expertise A10.

Entre em contato conosco e saiba quais soluções A10 utilizam inteligência artificial.

Venha entender como a A10 ajuda a sua organização na incorporação da Inteligência Artificial. Fale conosco

 

COMPARTILHE