A10 - Data World

05 jul |

Principais desafios e dificuldades encontrados por analistas de dados e como superá-los

Os analistas de dados sabem que é imprescindível contar com informações consistentes e suporte tecnológico necessário para evitar possíveis erros e desenvolver o melhor trabalho possível. 

Para se ter uma ideia, o mercado da tecnologia cresceu cinco vezes mais em 2020, devido a pandemia da covid-19. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, estima-se que em 2030, só no Brasil, terão 1 milhão de vagas abertas em tecnologias

Outro levantamento feito pelo Linkedin, chamado de Profissões Emergentes em 2020 no Brasil, também comprovou a dimensão da ascensão desse setor. O estudo aponta que, das 15 profissões que se destacam nessa era digital, nove delas estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação

Por trás de todo esse crescente cenário estão profissionais cada vez mais imersos no universo de códigos. Assim, para analistas de dados que buscam se manter competitivos, buscar aperfeiçoamento na área será um grande diferencial.

Mas mesmo tendo uma relevância gigante, a análise de dados demanda muito tempo e aperfeiçoamento. Ela é desenvolvida por meio de uma série de etapas que necessitam de constante atenção. 

Visto isso, não é incomum que analistas de dados encontrem algumas dificuldades e desafios para uma análise de dados eficiente

Principais dificuldades encontradas por analistas de dados e como driblá-las 

Falha de comunicação entre diferentes setores, falta de soluções eficientes e métricas ineficazes são apenas alguns pontos que podem dificultar o trabalho de analistas de dados

A seguir, vamos destacar os principais desafios e dificuldades encontrados por esses profissionais e dicas de como superá-los

Usar dados de maneira incorreta 

Analistas de dados precisam ter pensamento lógico e facilidade com número. Porém, as habilidades desses profissionais devem ir muito além disso. 

Uma das dificuldades encontradas por equipes que trabalham com Data Analytics é o uso de dados de maneira incorreta. Isso acontece quando as métricas e objetivos do projeto não são bem esclarecidas. 

Desta forma, todas as informações passadas pela equipe são escassas, o que pode vir a acarretar em uma análise pouco eficaz. 

Vale lembrar que nem todas as informações coletadas durante a jornada de dados são importantes. Saber separar quais informações vão de fato impactar nas estratégias da sua empresa e quais podem ser descartadas é fundamental

Existem algumas ferramentas tecnologias que podem ajudar nesse processo, mas uma boa comunicação com sua equipe é sempre importante. Afinal, é importante se manter alinhado ao que foi definido durante o desenvolvimento do projeto. 

Falta de conhecimento em inteligência de dados

O trabalho com dados deve ser desenvolvido de forma integrada entre inteligência humana e artificial. O ideal é sempre unir os diferenciais de ferramentas de análise com as competências dos profissionais de Data Analytics. Dessa forma, é possível identificar questões de negócio e encontrar os melhores caminhos para respondê-las.

Boa comunicação interpessoal 

Apenas conhecimento técnico não é suficiente para conquistar um bom cargo no mercado. Ter boa comunicação interpessoal é um importante diferencial para profissionais que atuam com dados. Afinal, esse é um trabalho realizado em equipe. 

Para profissionais que tenham dificuldade em se comunicar, uma boa opção é optar por cursos focados em desenvolvimento de comunicação pessoal. Eles abordam temas como: 

  • Dinâmicas em equipe
  • Divulgação pessoal
  • Dicas de liderança 
  • Entre outros.

Ter um bom controle das atividades realizadas e prazos estipulados 

Uma boa gestão é fundamental para profissionais de TI, principalmente quando estamos falando da rotina de quem trabalha diretamente com dados. 

Pense que são diversos tipos de informações coletadas diariamente, sem contar os prazos estipulados de diversos tipos de projetos. Por isso, é fundamental utilizar ferramentas de gestão e controle de tarefas, que permitam identificar em qual etapa está cada projeto, quais são as questões pendentes e produzir cronogramas com os prazos a serem cumpridos

Para isso, analistas de dados podem utilizar a tecnologia a seu favor. Ferramentas como Kanban e Scrum podem ser verdadeiras aliadas no dia a dia. 

Acompanhar as evoluções tecnológicas 

Com o constante avanço tecnológico, as tendências do Big Data chegaram com tudo. De repente, a computação em nuvem e a popularização de aplicativos mobile causaram mudanças bastante significativas nos modelos de negócios. 

Deixar de acompanhar as novas tendências pode levar o negócio à perda de competitividade. Em contrapartida, acompanhar esse tipo de evolução proporciona diversos benefícios importantes, se colocando assim como uma empresa bem alinhada ao seu tempo. 

Então como evitar ficar para trás?

Uma das melhores alternativas é o investimento em qualificação profissional. O ideal é sempre optar por treinamentos e cursos reguladores, a fim estar atento às novidades do setor. 

A10 School: excelente opção para quem busca capacitação profissional em dados

É inegável que a capacitação profissional é um dos maiores diferenciais para quem busca melhores vagas na área de dados. A melhor forma de fazer isso é optar por cursos que estejam de acordo com as novas tendências do crescente setor de tecnologia. 

Por isso, para analistas de dados que buscam qualificação, a A10 School é uma excelente opção. A empresa atua na esfera educacional com o objetivo de alfabetizar pessoas em dados

Oferecemos cursos/treinamentos, workshops, palestras e conteúdos de total relevância relacionados ao extenso universo de Data Analytics. 

São mais de 10 tipos de opções de temas abordados, sendo ministrados tanto de forma presencial, quanto online. Neles você vai encontrar ferramentas, processos e tendências que devem estar no radar de profissionais que atuam com dados, tais como:

Além disso, analistas de dados devem ter algumas outras habilidades, tanto comportamentais quanto técnicas que fazem muita diferença no desenvolvimento de trabalho com dados. 

Para te auxiliar melhor, desenvolvemos um e-book gratuito com algumas dessas competências. Acesse e saiba mais:

analistas de dados

 

]