A10 - Data World

06 jul |

Prós e contras de soluções analíticas: como avaliar as opções

Você já deve já ter ouvido falar bastante de Big Data e sua influência nos negócios atuais. Esse fenômeno vem impulsionando mudanças na forma de tratar os dados gerados na sua empresa e no mercado. A partir dessa tendência, surgiram as principais soluções analíticas do mercado.

E, mesmo quem não é da área de TI, precisa conhecer tais conceitos para entender as possibilidades de uso na tomada de decisões.

Para lidar com o Big Data e de fato fazer um bom uso dele, não basta apenas ter um imenso volume de dados à disposição. É preciso saber como tratá-los e em que granularidade chegar para ter qualidade. Por isso, é importante conhecer as principais soluções de análise do mercado.

Só assim as empresas poderão entender prós e contras de ferramentas analíticas e montar o melhor cenário para resolver seus problemas específicos.

Como escolher a melhor solução analítica para meu negócio

O primeiro passo para entender o que você precisa, é definir a motivação de negócio da sua organização para a ferramenta analítica. Que informações são mais relevantes para analisar seu negócio, tomar decisões e direcionar suas estratégias?

Nova call to action

Números de vendas? Engajamento nas redes sociais? Ofertas dos seus concorrentes? Comportamento de consumo?

Essas respostas vão ajudar sua área de TI a escolher as soluções – dentro da sua empresa ou fora dela – que precisam ser integradas em suas ferramentas de análise.

Ao avaliar prós e contras de ferramentas analíticas, existem perguntas que precisam ser feitas, tais como:

  1. A tecnologia envolvida será capaz de responder às suas perguntas?
  2. A ferramenta é amigável, será fácil de usar por qualquer um na sua empresa?
  3. Ela se aplica a qualquer segmento de mercado, inclusive o seu?
  4. Essa ferramenta analítica de fato tem a robustez necessária para processar o que você precisa, com velocidade e precisão?
  5. Ela trata todos tipos de dados, estruturados ou não?
  6. A ferramenta de fato promoverá uma visão 360 graus de toda sua cadeia?
  7. Existem outras empresas que já usam e são referência?
  8. O fornecedor é forte no mercado, você está seguro quanto a longevidade da solução?

Principais soluções analíticas do mercado

As ferramentas analíticas precisam ser capazes de processar um imenso volume de informações, de diferentes sistemas para trazer respostas aos seus problemas de negócio. Para isso, elas tomam por base pilares característicos, que definem sua aplicação.

Para você CEO conversar com seus profissionais de TI com mais propriedade, trouxemos em linhas gerais o que sua empresa precisa definir para dispor de ferramentas analíticas:

  • Plataforma de Big Data: aqui é a base de tudo, uma plataforma que capture um volume imenso de dados, faça sua classificação e permita, por meio da granularidade, sua utilização de diferentes formas, em diferentes contextos. Aqui, de acordo com as respostas às perguntas do capítulo anterior, você vai buscar, por exemplo, ferramentas especializadas para tratar vídeos, posts de redes sociais, entre outros dados não estruturados. Como exemplo aqui, podemos citar o Hadoop.
  • Infraestrutura para processar e visualizar seu Big Data: é importante aqui contar com parceiros que entendam de analytics e Big Data, e toda a infra por trás deles, para garantir que a velocidade de processamento não prejudique sua análise de dados. Assim como, fornecer visões que de fato entreguem o que você e sua empresa precisam. Um exemplo aqui é a Cloudera.
  • Business Intelligence: para apoiar sua empresa na análise e visualização dos dados, você pode contar com um sistema de BI, Business Intelligence, que já é bastante conhecido no meio empresarial. Com o avanço da inteligência artificial, o BI passou a ser mais inteligente, permitir análises associativas e gerar insights diferentes na análise do negócio. Um exemplo aqui pode ser a solução da Qlik.

Nesse contexto, análises matemáticas e estatísticas entram em ação para processar os dados, identificar gargalos, desvios ou padrões que vão permitir que você faça avaliações preditivas do seu negócio. Nessa mesma “batida” seguem soluções de aprendizado de máquina (machine learning), que agregam cada vez mais inteligência aos insights gerados por meio dos dados.

 CEO: O que você tem a ver com tudo isso?

Tomar as decisões certas é crucial para o sucesso da sua empresa. Essas decisões são suas, e dos demais gestores do negócio, e, para isso, dispor de dados confiáveis e inteligentes é indispensável.

Por isso o tema está na pauta dos gestores brasileiros. Uma reportagem da Folha mostra que o país é líder no uso de Big Data na América Latina, com 46,8% do mercado.

Que tal ajudar seu time de TI, “puxando” esse assunto e dando prioridade a ele?

As soluções de análise incorporam a realidade aos seus processos de negócio e tornam suas ações mais inteligentes, influenciando fortemente as decisões colaborativas.

Sua empresa ainda pode ter um bom caminho a percorrer para colher todos os benefícios trazidos pelas ferramentas de análise de dados, mas as soluções já estão disponíveis. Por isso busque a orientação adequada, que permitirá a construção do cenário ideal para sua organização, e torne sua tomada de decisão mais inteligente e eficaz.

Nova call to action

]