Seu sucesso através da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial aplicada no varejo proporciona benefícios como o atendimento ao cliente automatizado, isso por consequência traz mais aproximação do cliente ao varejista.

A IA é um campo de estudo que evoluiu a partir da ciência da computação e o seu conceito remonta a praticamente o mesmo período do surgimento dos primeiros computadores. A grosso modo, se pode afirmar que a inteligência artificial é a capacidade que máquinas e computadores têm de imitar o processo de raciocínio humano, pois observam comportamentos e conduzem a tomada de decisões de maneira autônoma.

A AI utiliza o armazenamento de informações e faz o cruzamento delas e aponta o comportamento comum nos dados, isso é resultado da análise e uso inteligente de informações automatizado. Mostrar-se diferenciado apresentando bens e serviços com os melhores custos, preços, experiências de venda e pós-vendas extremamente satisfatórias, é essencial para aqueles que almejam manter-se competitivos e para sobrevivência na atual indústria varejista.

Desse ângulo, a AI influenciou todo processo e propiciou resultados satisfatórios para os negócios. A medida em que os consumidores priorizam uma experiência mais rica em suas compras, valorizam as facilidades de acesso online e os métodos tradicionais passam a ser descartados.

Logo, aqueles que conseguem compreender isso, aumentarão as taxas de lucratividade e retenção no varejo, essa é uma mudança decisiva para os que querem acompanhar o mercado atual.


AI no varejo e seus resultados

Fazer com que o cliente esteja sempre satisfeito com seu serviço é o grande objetivo a ser atingido, assim é possível ver que ao introduzir a inteligência artificial no varejo os comportamentos são mais facilmente mapeados e isso só faz com que o empreendedor ganhe. Conhecendo bem seu freguês, o relacionamento é melhorado e não somente isso, os custos são planejados com mais precisão, bem como o investimento futuro e a gestão de seu estoque.


Chatbots e sua utilização no varejo

Uma aplicação da AI que poupa o tempo do cliente e do atendente são os chatbots. O chatbot é um robô que teve a sua criação fundamentada em fazer da sua interação o mais humana possível em um chat, pois ele interage com o público enquanto faz tarefas burocráticas e repetitivas serem automatizadas. Enquanto responde os questionamentos feitos pelo usuário, também sugere durante a conversa temas relacionados ao produto ou serviço.

Contudo quando não existe resposta no banco de dados para a questão levantada, automaticamente o cliente é direcionado a um atendente para que tenha seu problema resolvido. Em suma esse é um sistema que não é complexo e que traz facilidade às complicações da rotina graças à inteligência artificial aplicada.

AI no varejo e suas particularidades

Os chatbots não são a única forma para aplicar a Inteligência Artificial no varejo. Usar cada informação coletada dos clientes a seu favor traçando o perfil de cada um individualmente é mais uma estratégia extremamente vantajosa. Já pensou que formidável, ser capaz de direcionar todos os perfis de forma singular a um produto que ofereça maiores chances de ser a medida exata do que o seu cliente precisa?

A ferramenta de AI não é destinada apenas a grandes empreendedores, se você possui um negócio e está disposto a alavancá-lo para a lucratividade garantida, é também capaz de fazer uso desse material, afinal sua função não é substituir nenhum funcionário, mas sim auxiliar o processo para esse momento em que suas tarefas necessitam ser aprimoradas.

Aplicando a AI no seu comércio

Ter uma base de dados confiável e de qualidade é uma premissa para utilizar promissoramente a Inteligência Artificial no varejo, pois assim oportunidades para seu negócio podem ser identificadas de forma automática. Por meio de e-mails automatizados para determinados grupos de interesse de clientes, eles recebem conteúdos filtrados de acordo com suas prioridades.

A Inteligência Artificial analisa as informações minuciosamente, através de uma varredura ágil na quantidade de vendas feitas e documentos, viabiliza a visualização de oportunidades para sua organização, algo que durante o processo diário pode passar despercebido. Além de toda a melhoria no entendimento de cada cliente, o domínio de informações estratégicas que tenham inteligência, vem sendo usados por empresários para maximizar seus ganhos a curto, médio e longo prazo.

Foco na experiência do cliente

A melhor experiência do cliente é o alvo traçado para alavancar as vendas, por isso, a estratégia que utiliza inteligência com personalização é o que vem tomando cada vez mais foco, a AI tornou possível compreender as mais complexas tendências e estabelecer relações certeiras entre o comportamento do cliente e o produto oferecido pelos varejistas.


O aprendizado da máquina e seus sistemas inteligentes analisam cada tendência ao longo do tempo e liga diversos arranjos de produtos com compras e, em seguida, cria recomendações sobre qual o melhor caminho para organizar cada loja para trazer melhorias na experiência do cliente aumentando suas vendas.

A A10 é especialista em transformação digital e apoia diversas empresas do varejo na Jornada de Dados.

COMPARTILHE