Tableau integrado com Snowflake deixa análise de dados mais precisa

Todo mundo que trabalha com dados já ouviu falar de duas ferramentas para dados: Tableau e Snowflake. Essas duas tecnologias possuem finalidades diferentes, mas que acabam se complementando quando o assunto é analisar dados.

 

Uma das necessidades dos gestores e analistas é obter maior facilidade para transformar o grande volume de informações em táticas que podem ser usadas pelas empresas na conquista de resultados reais. E tudo isso de maneira descomplicada e rápida.

 

É atendendo a essa demanda que o Tableau e o Snowflake firmaram uma aliança poderosa. Neste artigo, você vai conferir como aproveitá-la.  

O que são Tableau e Snowflake

O Tableau é uma plataforma de visualização interpretativa de dados. O que isso significa? Que, junto de poderosas tecnologias como as IAs, ele consegue interpretar os grande volume de informações e as reorganizar em uma interface de modo que o usuário passa facilmente a identificar o que fazer com elas.

 

Funciona da seguinte forma: o Tableau identifica de forma inteligente quais dados são relevantes para você e os cruza para apontar estratégias que podem ser exploradas. Então elas são exibidas em uma interface simplificada para que sua análise visual seja mais rápida e assertiva.

 

Já o Snowflake é um data cloud, o que significa que ele armazena um grande volume de informações. Mas o que faz dele uma ferramenta especializada em dados? Ele também possui IAs que processam sozinhas os dados que trafegam por ele, além de integrá-los aos sistemas que a empresa utiliza para a análise de dados, como o Tableau, por exemplo.

 

Além disso, o Snowflake ainda faz um processamento inteligente para eliminar gargalos e tornar a integração mais rápida e assertiva.

Como essas duas ferramentas se complementam

Como já ficou evidente, o Snowflake participa integralmente da etapa de nutrição de dados, fornecendo a todos os sistemas as informações necessárias para uma análise de maneira inteligente. 

 

Vale ressaltar esse ponto: este data cloud não se resume apenas em armazenar dados na nuvem para que o analista ou gestor os acesse em qualquer lugar. Ele faz muito mais que isso, pois a rapidez e a inteligência empregada no processamento do Snowflake possibilitam principalmente o encontro de insights mais profundos e segmentados.

 

Ao passo que o data cloud traz as informações de maneira íntegra e com qualidade para os sistemas, o Tableau pode utilizá-lo como fonte informacional, aproveitando os recursos inteligentes dele para aprimorar a exibição dos dados.

 

A exibição aqui não deve ser encarada apenas como um dashboard ou uma interface de dados. O Tableau foi criado especificamente para analytics, o que significa que todos os seus recursos se preocupam em  facilitar a interpretação das informações para criar estratégias, planos de negócios e/ou táticos.

 

Portanto, os dois juntos funcionam correlacionando seus recursos para que a gestão se dê de uma forma que entregue os dados mais precisos dentro do segmento e da situação que forem explorados. 

Migração do Tableau para nuvem

Antes os dados eram processados localmente no Tableau, o que tornava a análise mais restrita a um espaço e a poucos usuários, além de dificultar a conversação dessas informações para retroalimentar outros sistemas.

 

Identificando esses problemas, o Tableau percebeu que toda a operação da análise de dados ganharia maior potência e agilidade se incorporada virtualmente com outras tecnologias igualmente poderosas no mercado. E foi aí que a Snowflake entrou.

 

Para a escolha do parceiro, a Tableau avaliou alguns critérios como desempenho, escalabilidade (adaptação às demandas), governança aliada à segurança, flexibilidade, usabilidade simplificada e bom custo-benefício com infraestrutura de ponta. 

 

Agora todos os dados processados no Tableau podem ser integrados a outros sistemas parceiros que o gestor ou analista porventura utilize, como a ferramenta AWS da Amazon.

Integração Tableau-Snowflake

A integração entre as duas ferramentas acontece de maneira fluida e rastreável. O Tableau cria painéis visualizáveis que permitem ao usuário observar a origem dos dados, ou seja, quando eles vêm do Snowflake, por exemplo.

 

Dessa forma, você não vai precisar abrir o Snowflake para conferir as informações que deseja visualizar ou transferir para o Tableau. Na própria plataforma dá para monitorar os dados do Snowflake e analisar segmentadamente o valor gasto na transação entre eles, bem como conferir taxas de adoção e gerenciar os usuários com acesso ao data cloud.

Vantagens dessa parceria

Após ler as linhas acima, fica fácil de identificar como a parceria entre o Tableau e o Snowflake enriquecem a gestão de dados. Confira os benefícios dessa relação:

 

Benefícios da relação entre Tableau e Snowflake

 

Essas são apenas algumas vantagens que as duas plataformas juntas podem trazer, porém há muitos mais recursos a serem explorados decorrente das necessidades de cada empresa.

 

Tableau e Snowflake são parceiros da A10

Quando falamos que nossos parceiros tecnológicos são os mais renomados do  mercado, falamos sério. O Tableau e Snowflake são duas dessas ferramentas que compõem nosso arsenal para análise de dados, trabalhando de modo totalmente integrado com outras tecnologias, como abordamos neste artigo.

 

A A10 participa desta relação, identificando onde e quando você pode utilizar os recursos de cada plataforma e indicando as melhores táticas para a produção de planos de ação mais eficazes. Estamos presentes em todos os momentos da utilização dos sistemas, desde a aplicação até a suporte pós implantação.

Para saber como a A10 pode introduzir estas tecnologias na sua empresa, basta entrar em contato conosco.

Banner direcionando para Tableau com Snowflake

COMPARTILHE