A10 - Data World

14 dez |

7 tendências tecnológicas de 2022 que sua empresa precisa conhecer

A sua empresa está por dentro das tendências tecnológicas para 2022? O mundo mudou muito depois das medidas de seguranças impostas pela pandemia da covid-19 e a tecnologia foi uma das principais aliadas das organizações para se adaptarem à nova realidade.

O Índice de Transformação Digital da Dell Technologies de 2020 mostrou que 87,5% das empresas no Brasil realizaram alguma iniciativa de transformação digital na pandemia. A digitalização e a cibersegurança são temas de destaque e foco para as empresas.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), é previsto que até 2023 o investimento em transformação digital chegue a 6,8 trilhões de dólares. E, em 2022, é esperado que 70% dos negócios estejam usufruindo das principais tendências inovadoras disponíveis.

Agora, todos já sabem que investir em tecnologia não é mais um diferencial para se destacar, mas sim um item obrigatório para todas as empresas que desejam sobreviver no mercado. 

Sete tendências tecnológicas de 2022

E para quem trabalha na área de T.I e dados, ficar por dentro das tendências tecnológicas é essencial para se destacar profissionalmente e gerar entregas de valor, uma vez que você poderá conhecer novas ferramentas e técnicas que te auxiliarão na solução de problemas.

É por isso que separamos sete tendências tecnológicas de 2022 que foram levantadas pela Gartner. Confira:

1. Data Fabric e Data Quality Management

tendências tecnológicas

A primeira tendência é o Data Fabric. O termo se refere a uma arquitetura de dados que proporciona uma integração flexível e resiliente das fontes de dados entre plataformas e utilizadores empresariais. O resultado são dados disponíveis em todos os lugares que são necessários.

Essa é a chave para a modernização do gerenciamento e integração de dados. Afinal, a tecnologia consegue aprender com os insights para recomendar ativamente onde os dados devem ser usados e alterados.

Com a implementação dessa arquitetura, localizar os dados, integrá-los com outras fontes e tomar decisões com base nas análises pode ser muito mais rápido e prático. E é aqui que o Data Fabric se relaciona com o Data Quality Management (DQM).

A gestão de dados de qualidade continua sendo uma das dificuldades dos analistas de dados de todo o mundo. Realizar boas decisões a partir de uma boa análise dos dados disponíveis é um dos mais promissores desenvolvimentos de BI.

2. Cybersecurity Mesh

tendências tecnológicas

A Cybersecurity Mesh, em tradução livre “malha de segurança cibernética”, é uma abordagem moderna, flexível e combinável que integra serviços de segurança que são amplamente distribuídos e distintos.

É uma arquitetura valiosa porque muitos dos ativos de TI de uma empresa operam em diferentes locais e plataformas. A Cybersecurity Mesh permite que soluções de segurança autônomas trabalhem juntas para melhorar a segurança geral da empresa. Com isso temos uma verificação rápida e confiável da identidade, contexto e aderência à política de segurança nos ambientes digitais.

Essa tendência tecnológica está diretamente relacionada com os crimes cibernéticos.

De acordo com o relatório anual de 2020 da Cybersecurity Ventures, é esperado um crescimento de 15% ao ano nos custos globais de crimes cibernéticos nos próximos cinco anos. Isso significa que esse tipo de crime custará para o mundo cerca de US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025.

Essa problemática atinge diretamente os incentivos e investimentos à inovação e mexe com a confiança de públicos e mercados em relação ao universo da tecnologia. Por isso, é importante se atentar à segurança digital para evitar possíveis ataques e evitar prejuízos.

3. Privacy-Enhancing Computation

tendências tecnológicas

Privacy-Enhancing Computation (PEC), que em tradução livre podemos entender como “computação de privacidade”, é outra tendência que aborda o tema segurança.

A proteção de dados é um assunto sério e que vem sendo muito discutido nos últimos tempos. Em uma pesquisa realizada pela MasterCard, em julho deste ano, é mostrado que 73% do público informou já ter sofrido algum tipo de ameaça digital, o que revela que o medo de ataques cibernéticos é alto. 

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com as informações pessoais que precisam disponibilizar na Internet. Mas, segundo a Gartner, a computação de privacidade protege os dados enquanto estão em uso. Essa proteção acontece por meio de três tecnologias:

  • Um ambiente confiável no qual dados sensíveis podem ser processados e analisados
  • Realizar processamento e análise de forma descentralizada
  • Criptografia dos dados e algoritmos antes da análise ou processamento.

Estar atento a essa tendência é muito importante para alinhar a empresa às leis de privacidade e proteção de dados e, também, oferecer segurança a todos os públicos da sua empresa.

4. Decision Intelligence

tendências tecnológicas

De forma simples, a Inteligência de Decisão é uma abordagem que ajuda na tomada de decisão organizacional

É uma estratégia que se alia a tecnologias como B.I., I.A. e Machine Learning para aproveitar as análises dos dados que essas ferramentas oferecem e auxiliar gestores na resolução de problemas de forma prática, fácil e certeira.

Esse tema é muito estudado pela Cassie Kozyrkov, Head of Decision Intelligence do Google, que define Decision Intelligence como "a capacidade de uma empresa de processar grandes quantidades de dados para tomar decisões".

5. AI Engineering

tendências tecnológicas

A engenharia de I.A. é um campo de pesquisa e prática que envolve princípios da engenharia de sistemas, engenharia de software, ciência da computação e design para criar sistemas de I.A. de acordo com as necessidades humanas

Normalmente, esses sistemas operam em ambientes de alto grau de complexidade, ambiguidade e dinamismo.

Esse campo também visa fornecer atualizações de dados, modelos e aplicativos para agilizar os processos de I.A. Combinada com uma forte governança, a engenharia de I.A. operacionalizará a entrega desses sistemas garantindo valor de negócio contínuo.

6. Total Experience

tendências tecnológicas

A experiência total é uma estratégia - podendo ser considerada até uma cultura - para integrar a experiência de todos os públicos atingidos pela empresa com o objetivo de acelerar o crescimento e gerar ações de impacto positivo.

Essa estratégia leva em consideração um gerenciamento holístico dos pontos de contatos de uma empresa com seus públicos e resulta em uma maior confiança, satisfação, lealdade e defesa de clientes e colaboradores. 

Uma empresa que inclui esse tipo de prática em suas ações sai ganhando em resultados financeiros e reputacionais.

7. Generative AI

tendências tecnológicas

A Inteligência Artificial Generativa se trata de programas capazes de aprender por meio de textos, áudios ou imagens para criar um novo conteúdo plausível.

A revista MIT Technology, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, trouxe uma revisão que descreveu a I.A. Generativa como um dos avanços tecnológicos mais promissores no mundo da inteligência artificial na última década.

De acordo com o blog da IBM, a I.A. Generativa utiliza várias técnicas para a criação dos novos conteúdos. Alguns deles são: redes adversárias geradoras (GANS), transformadores e codificadores automáticos variacionais.

Você não está sozinho no universo dos dados

Conhecer as tendências tecnológicas aqui apresentadas e buscar implementá-las sem ter um bom plano de gerenciamento de dados pode tornar o processo um pouco mais longo.

A boa notícia é que você não está sozinho na missão de enfrentar os desafios que o mundo tecnológico traz. Sabemos da urgência que a área da T.I e inovação tem em encontrar soluções para melhorar a relação das empresas com os dados.

Por isso, a A10 preparou um e-book com tudo o que você precisa saber sobre tecnologia na gestão de dados. Lá, você encontrará os principais desafios do mercado de dados ao redor do mundo, sugestões de como escolher as melhores ferramentas, além de orientações para direcionar sua equipe.

tendências tecnológicas

 

]